Além de instituições e autarquias federais, Governo do ES apresenta dados sobre a utilização da IA, que, além de proporcionar agilidade no atendimento, traz transparência à máquina pública
Por Fabio Gabriel
A tecnologia, cada vez mais surpreendente por sua inovação e rapidez, tem produzido agilidade e eficiência em diversos aspectos da vida. Se no passado as pessoas perdiam horas em filas de banco para pagar boletos, hoje é possível realizar esses serviços diretamente na palma da mão, sem sair de casa. Com a chegada da Inteligência Artificial (IA), essa otimização vai ainda mais longe, permitindo que órgãos públicos utilizem o sistema para acelerar processos e procedimentos em benefício dos cidadãos.
Uma portaria publicada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, em 2021, estabeleceu critérios para o uso da IA, como o crescimento inclusivo, o desenvolvimento sustentável, o bem-estar da população, valores centrados no ser humano, transparência e além de robustez, segurança e proteção. No final de 2022, o Senado aprovou o projeto que regulamenta o uso da inteligência artificial no Brasil. Uma pesquisa recente informou que o Brasil está entre os países que mais utilizam a inteligência artificial.(https://esbrasil.com.br/brasil-esta-entre-os-paises-que-mais-usam-inteligencia-artificial/)
Além do governo federal, diversos órgãos já utilizam a IA, como o TCU (Tribunal de Contas da União), a Universidade de Brasília (UnB), a Dataprev, a ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações) e a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos).
No Espírito Santo, o Governo do Estado apresentou recentemente os resultados do uso da Inteligência Artificial na administração pública estadual, destacando os benefícios proporcionados à população em termos de eficiência e transparência.


Governo do ES
O governador Renato Casagrande comentou sobre a iniciativa, “Realizamos uma grande reunião com toda a equipe do Governo do Estado sobre inteligência artificial e como melhorar a máquina pública usando a tecnologia. É isso que estamos fazendo em diversas áreas, como segurança pública, saúde, justiça e na área fazendária. Todas as áreas do governo já adotaram novos sistemas usando inovação para que possamos realizar a transformação digital, melhorando a prestação de serviços e a vida de quem busca os serviços públicos”, afirmou.

Durante o workshop organizado pela Subsecretaria de Transformação Digital da Secretaria de Governo (SEG), foram apresentados resultados de 11 secretarias de Estado e órgãos que utilizam IA em suas atividades. “Temos mais de 90 robôs de IA em 11 secretarias e órgãos, e cada um deles escolheu uma ou duas ações de maior expressão”, explicou o subsecretário de Transformação Digital, Victor Murad.
Segundo a secretária de Estado do Governo, Emanuela Pedroso, cabe à SEG coordenar os projetos relacionados à inovação e tecnologia do Governo Estadual, estabelecendo diretrizes dentro de uma visão holística e corporativa. “Desenvolvemos um ambiente com capacidade de coletar grandes volumes de dados públicos e privados em sistemas, arquivos e bancos de dados para cruzá-los e obter respostas importantes para a gestão. Isso nos permite alcançar excelência no atendimento às demandas da sociedade e encontrar respostas antes impossíveis com a antiga forma de gestão de dados”, destacou Murad.