25.9 C
Vitória
sábado, 14 DE setembro DE 2024

Como é o serviço de saneamento no Sul do ES

Dos 26 municípios do sul do Espírito Santo, Cachoeiro de Itapemirim é o único cujos serviços de água e esgoto são atendidos por uma empresa privada

Por Ludmila Azevedo

Dos 26 municípios do sul do Espírito Santo, Cachoeiro de Itapemirim é o único cujos serviços de água e esgoto são atendidos por uma empresa privada. Já Guaçuí, Alegre, Ibitirama, Jerônimo Monteiro, Mimoso do Sul, Marataízes, Itapemirim, Vargem Alta, Iconha e Alfredo Chaves têm o saneamento municipalizado, prestado pelos Serviços Autônomos de Água e Esgoto (SAAEs). Os outros 15 municípios são atendidos pela Companhia Espírito-Santense de Saneamento (Cesan): Alegre, Anchieta, Apiacá, Atílio Vivácqua, Bom Jesus do Norte, Castelo, Divino São Lourenço, Dores do Rio Preto, Irupi, Iúna, Muniz Freire, Muqui, Piúma, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul e São José do Calçado.

- Continua após a publicidade -

Município mais populoso da região, Cachoeiro de Itapemirim utiliza a água do rio Itapemirim para o abastecimento de seus habitantes. Segundo a empresa responsável pelos serviços de saneamento, a BRK Ambiental, mais de 99% da população urbana do município são abastecidos com água potável e cerca de 98% do esgoto gerado é coletado e tratado. Esses percentuais conferiram ao município o primeiro lugar, com nota 10, no Ranking Capixaba de Saneamento Básico 2024, estudo realizado pelo Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES). A nota média do estado foi de 5,21.

“A BRK tem ainda uma atuação que é referência na redução de perdas de água. O índice de perda do município é de 23%, um dos menores do país e abaixo da média nacional de 37,8%. Esses resultados demonstram a evolução contínua nos serviços de água e esgoto, que contam anualmente com investimentos da BRK visando à modernização e à ampliação da infraestrutura do saneamento básico em Cachoeiro, acompanhando o desenvolvimento e o crescimento da cidade”, destaca o diretor da BRK em Cachoeiro de Itapemirim, Marcos Mendanha.

*Matéria publicada originalmente na revista ES Brasil 222, de julho de 2024. Leia a edição completa do Anuário Verde sobre águas aqui.

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 223

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA