22.1 C
Vitória
terça-feira, 9 agosto, 2022

Como criar um ambiente de trabalho melhor e mais produtivo

Mais Artigos

Um dos grandes desafios da liderança é lidar com as incertezas, ameaças e inseguranças que desequilibram a produção dos seus profissionais

Por Vânia Goulart

Garantir proximidade com a equipe é a chave para uma liderança mais eficaz. No entanto, com tantas mudanças no mundo do trabalho, muitos líderes ficaram inseguros e sentiram dificuldade para engajar seus colaboradores. Esse é um dos grandes desafios da atualidade.

A formação de equipes cada vez mais diversas e oscilando entre o trabalho online e presencial tem gerado dúvidas e desafios para todos. Por isso, é importante entender que a segurança psicológica e física de cada um, dentro e fora do ambiente de trabalho, está diretamente ligada a uma capacidade produtiva diária e satisfatória.

Toda incerteza, ameaça ou insegurança desequilibra a produção diária de qualquer profissional. O medo do fracasso, da demissão ou de não conseguir entregar causa danos profundos à psique. Atualmente, inclusive, a depressão já é reconhecida como uma doença ocupacional, fruto desse estresse causado pela dúvida e pela distância entre o que é feito e o que o outro espera.

O organismo em estado de medo produz substâncias como cortisol e muita adrenalina para reagir, entrando no estado de luta ou fuga. Como na maioria das vezes não é possível pedir demissão (fugir), pois manter a renda supera a decepção imediata, o que sobra é manter-se numa situação (lutar) que, infelizmente, quando estendida, é muito danosa em vários sentidos. As estatísticas de Síndrome de Burnout e de depressão entre profissionais têm crescido estrondosamente nos últimos anos.

O importante para o líder, portanto, é estar atento aos sinais. Observar a si mesmo e aos profissionais das equipes, buscando eliminar as fontes de estresse. O sentimento de incapacidade e de distância aumenta bastante os problemas de relacionamento no trabalho, para o líder e para o colaborador. Manter a segurança psicológica e a boa relação possibilita um ambiente mais agradável e uma produção mais eficiente.

Algumas dicas podem ajudar a garantir resultados mais satisfatórios para todos. Por exemplo:

Líder,

1) Conheça melhor cada um de sua equipe.
2) Descubra como cada um aprende e o que precisa para executar o trabalho.
3) Defina os melhores horários para encontros ou reuniões online.
4) Conecte as metas da empresa com a participação de cada um, criando propósito.
5) Estabeleça uma boa relação entre todo o grupo, promovendo encontros presenciais (ou bate-papos online) no mínimo uma vez por semana, para que todos se conheçam melhor.

Colaborador,

1) Tenha certeza do que irá executar, pergunte e tire suas dúvidas sem medo.
2) Descubra como deve dar o feedback da evolução do seu trabalho: todos os dias? Ou semanalmente? Pergunte.
3) Conheça seus pares e colabore, coloque-se à disposição.
4) Em home office, escolha um local apropriado e prepare-se para trabalhar como se fosse sair de casa. Faça seu próprio escritório.
5) Defina seus horários com flexibilidade, mas com clareza das suas entregas.

É possível melhorar muito a própria performance refletindo e cuidando de cada ponto acima e, principalmente, investindo em autoconhecimento e estando atento à saúde mental. Se for preciso, busque ajuda.

Tornar-se próximo da equipe, definir sua parte do trabalho e saber equilibrar expectativa com realidade: esta é a fórmula para ser feliz.

Vânia Goulart é psicóloga especialista em gestão de carreira e lideranças e CEO da Selecta.

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba