27.2 C
Vitória
quinta-feira, 28 março, 2024

Comitê Olímpico Britânico vem ao Estado

Comitê Olímpico Britânico vem ao Estado“O caminho ainda não terminou e temos algumas visitas técnicas para realizar, mas é possível que tenhamos encontrado nosso local para treinamento antes dos Jogos do Rio de Janeiro”, disse o diretor de jogos e serviços do Comitê Olímpico Britânico, Mark England ao concluir a visita de trabalho que ele e a gerente de jogos e serviços Tanya Harris realizaram no Espírito Santo nos últimos dois dias. Eles vieram conhecer os centros de treinamentos capixabas.

Eles foram recepcionados pelo secretário de Estado de Esportes e Lazer Vandinho Leite, e apresentados às nove instalações esportivas cadastradas pelo Espírito Santo – e aprovadas pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 – para serem locais de treinamento para o período Pré-Jogos.

- Continua após a publicidade -

Os investimentos realizados pelo Governo do Espírito Santo e também pelos clubes privados, parceiros no projeto capixaba, causaram boas impressões aos britânicos que foram acompanhados durante todo o período da visita por uma equipe técnica da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport).

A chegada ao Estado dos representantes do Comitê Olímpico Britânico Mark England e Tanya Harris, e da representante do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) Carolina Silva, ocorreu no final da manhã de segunda-feira (19).

Munidos de informações técnicas de cada instalação aprovada o trio vistoriou, com exceção do Estádio Estadual Kleber Andrade, todas as demais opções para treinamento de suas equipes.

Representantes do Iate Clube do Espírito Santo, Clube Ítalo Brasileiro, Universidade Federal do Espírito Santo, Clube Álvares Cabral, Ginásio Jones dos Santos Neves, Associação Esportiva e Recreativa Tubarão (AERT) e Estação Conhecimento Vale, passaram por uma verdadeira sabatina pelos britânicos, que queriam saber todos os detalhes a cerca da candidatura para ser sede treinamento, e das especificações técnicas de cada instalação.

“As Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016, será logo após as Olimpíadas de Londres, neste ano, e essa é uma grande responsabilidade para nós. Estamos exigindo muito de todas as opções de Centros de Treinamentos, solicitando diversas informações. Gostamos muito do que vimos no Espírito Santo, que possuem qualidade extrema. Estamos muito impressionados com tudo o que vimos, com o profissionalismo da recepção, da equipe técnica, com todo o suporte que nos foi dado”, frisou o diretor de jogos e serviços do Comitê Olímpico Britânico, Mark England.

O vice-governador Givaldo Vieira salientou que o Estado se organiza para receber delegações, que se prepararão para a disputa das Olimpíadas no Rio em 2016, mas também oferecerá condições para promover uma transformação na prática do esporte no Espírito Santo.

“A eventual presença da delegação britânica no Estado ajudará a aperfeiçoar a estratégia de apoio ao esporte profissional e aos atletas capixabas de alto rendimento. O Governo quer incrementar a cultura do esporte em todos os municípios e profissionais qualificados, como os que disputarão os Jogos, se tornarão referências de treinamento, disciplina e desempenho para os nossos futuros atletas”, afirmou.

Givaldo Vieira ainda reforçou o compromisso do Executivo Estadual em garantir qualidade no deslocamento, bem-estar e segurança da delegação. “Além de o Estado se preparar para receber equipes, por meio das obras nos centros de treinamento que estão a todo vapor, o Governo reafirma a garantia de segurança, mobilidade dos competidores e também poderá adaptar as instalações para a vinda da delegação britânica, de acordo com o que for proposto pelo Comitê Britânico”, concluiu.

Para o secretário Vandinho Leite o interesse do Comitê Olímpico Britânico em conhecer o Espírito Santo, e as instalações capixabas, já demonstra que o Estado está no rumo certo, com investimentos necessários e com políticas internacionais para que o projeto capixaba se concretize.

“É importante frisar que fomos procurados pelos britânicos, que reconheceram nossos esforços, conheceram nossas instalações esportivas e nossos projetos para fazer o Espírito Santo um local de treinamento, e acima disso, um centro de formação de atletas de alto rendimento. Fui questionado pelo Mark porque realizar tantos investimentos se não temos garantia que eles realmente virão treinar no Espírito Santo. Disse a ele que estamos investindo pensando em um legado que queremos deixar para o esporte capixaba, e para os milhares de capixabas que hoje fazem parte dos nossos projetos sociais e que poderão ser atletas de alto rendimento no futuro. E voltei a afirmar que os Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio não será o fim, mas o início de uma nova realidade para nosso esporte”, revelou Vandinho.

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA