Eletrodomésticos entre opções de presentes confirmam mudança no perfil de consumo dos pais capixabas
Por Redação
O Dia dos Pais 2024 deve movimentar R$ 158 milhões em vendas no comércio do Espírito Santo, segundo estimativas do Connect Fecomércio-ES e da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Também está prevista a abertura de cerca de 300 vagas de trabalho temporárias para atender a demanda sazonal.
O Connect Fecomércio-ES, observatório do comércio capixaba, aponta para uma mudança no perfil de consumo para este ano. O empresariado tem observado que o Dia dos Pais está tomando uma proporção diferente de outros anos, com novas tendências.
Tem pai dono de casa, pai que está morando sozinho, passando a evidenciar outras opções de presentes, como a airfryer (fritadeira elétrica), por exemplo. Assim, além de vestuário e acessórios, outros segmentos vão usufruir desses novos perfis de pais, com a venda de bicicleta para o pai saúde, ou novos gadgets (dispositivos eletrônicos) para o pai tecnológico.
O relatório traz dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL/SPC Brasil), que mostram que sete em cada 10 consumidores brasileiros (68%) pretendem adquirir algum produto ou serviço para o Dia dos Pais 2024. Em média, o consumidor pretende comprar de um a dois presentes para comemorar a data, com um gasto médio de R$ 230.
Segundo a pesquisa, a maioria (69%) pretende realizar suas compras nos canais físicos, principalmente em shoppings centers (28%), lojas de departamento (15%) e centros comerciais populares (14%). Mas 40% pretendem comprar pela internet, sobretudo aplicativos (71%), sites (59%) e Instagram (17%).
“Os estabelecimentos devem estar prontos para atender a demanda, com variedades de produtos, promoções, opções de preços e facilidades de pagamento. Além disso, agregar valor com a disponibilidade e a facilidade de canais de vendas através dos serviços online é uma tendência que, dia após dia, tem ficado mais forte. As vendas online cada vez mais devem ser utilizadas como ferramenta complementar ao negócio físico”, afirma a pesquisadora responsável pelo Connect Fecomércio-ES, Ana Carolina Júlio.
A data comemorativa é a quarta mais importante do comércio varejista, em termos de movimentação financeira. O resultado esperado para este ano, se confirmado, representará movimentação semelhante ao ano de 2023.
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em todo o Brasil, foi estimado um avanço de 4,7% em relação ao ano passado, com faturamento de cerca de R$ 7,7 bilhões.
Presentes mais procurados
Ramo de vestuário, calçados e acessórios (47%)
Eletroeletrônicos e utilidades (18%)
Perfumaria (15%)
Estourando o orçamento
No levantamento, chama atenção alguns aspectos sobre as finanças pessoais dos consumidores neste Dia dos Pais:
– 24% dos entrevistados costumam gastar mais do que podem com os presentes e 10% pretendem deixar de pagar alguma conta para realizar a compra.
– 35% dos que pretendem presentear estão atualmente com o pagamento de alguma conta em atraso, sendo que 65% destes também estão com o nome negativado.