Números indicam crescimento das vendas no setor, mas ele é compensado com o aumento nos custos e carga tributária
Por Larissa Avilez
O comércio varejista do Espírito Santo vivenciou um ano de estabilidade em 2024, oscilando apenas +0,1% nos últimos 12 meses, de acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio, publicada em novembro e referente a setembro.
No entanto, os números mais recentes indicam a retomada do crescimento, especialmente no último trimestre.
De maneira atípica, as vendas do varejo restrito tiveram alta de 3,8% em setembro, na comparação com o mês de agosto – o melhor desempenho alcançado entre todos os estados do país, cuja média foi um aumento de 0,5%.
O comércio ampliado também cresceu, registrando uma expansão de 5,9% no mesmo comparativo.
Conforme apontado no relatório, esses crescimentos podem ser um indicativo de mudança, porque, tradicionalmente, as variações em setembro costumam ser negativas ou próximas de zero.
Aliados a datas importantes do varejo (como a Black Friday, o Natal e o Réveillon), espera-se que o volume de vendas inicie uma trajetória ascendente.

Presidente da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Vitória, Rogério Alcântara também destaca o crescimento do tíquete-médio do varejo brasileiro, que vem aumentando de 7% a 10% mensalmente, segundo o Índice de Performance do Varejo.
Tal comportamento nacional é visto no Espírito Santo, contribuindo para um maior faturamento.
“No entanto, isso não significa que as empresas estão tendo mais lucro, porque os custos e a carga tributária também cresceram em ritmo alto no período. Dentre os segmentos, o setor de tecidos, vestuário e calçados tem se destacado, assim como artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria”, comentou.


Investimentos
Sobre os principais investimentos feitos no setor, ele ressalta as ações de capacitação, treinamento e profissionalização, em parceria com o Sebrae, o Senac e a Fecomércio-ES.
Foram realizados cursos e palestras nas áreas de finanças, inovação, marketing, relacionamento com o cliente e empreendedorismo.

Outro destaque, que beneficiou especialmente a Capital capixaba, é o movimento “Vem pro Centro”, cujo objetivo é revitalizar a região a partir de ações implementadas pelo município junto a entidades de fomento do comércio.
Além da revitalização do Mercado da Capixaba, como um espaço destinado à gastronomia, cultura e turismo.
“Com isso, o Centro de Vitória vem registrando um aumento no número de empresas que se instalam na região, com destaque para as que atuam nos ramos de serviços e comércio varejista, o que têm contribuído para uma maior movimentação de pessoas e para tornar a região mais atrativa para viver e investir”, disse Rogério Alcântara.
*Esta matéria foi publicada originalmente na revista ES Brasil 225, publicada em dezembro. Leia a edição completa da Retrospectiva 2024 aqui.