24.4 C
Vitória
sexta-feira, 29 março, 2024

Comércio Capixaba: Mais de 4 mil lojas abertas em 2021

Os segmentos de hiper, super e minimercados e de roupa, calçado e acessórios são os que mais abriram lojas no ano passado

O Espírito Santo encerrou o ano de 2021 com saldo positivo (4.047) entre o número de fechamentos e aberturas de estabelecimentos comerciais. Em 2020, ano da pandemia, o saldo líquido foi negativo em -1.700 lojas.

O indicador é o saldo líquido da movimentação de aberturas e fechamentos de estabelecimentos formais com vínculos empregatícios no Estado e foi divulgado pela Federação do Comércio e Bens do Espírito Santo (Fecomércio-ES).

- Continua após a publicidade -

Setores de Maior Destaque

Os segmentos com maior destaque no saldo positivo foram: hiper, super e minimercados (+9.518); lojas de vestuário, calçados e acessórios (+7.826); e materiais de construção (+5.501).

Mesmo sob condições adversas, o ano de 2021 foi de avanço para boa parte do setor produtivo, segundo informe da Fecomércio-ES, que salienta que o setor conseguiu reaver as perdas do período de pandemia.

Crescimento do Comércio em 2021

“O ambiente mais favorável no primeiro semestre do ano proporcionou uma aceleração da recuperação, mas foi freada no segundo semestre com outros fatores entrando para a conjuntura”, diz a nota da Federação.

Além disso, a Fecomércio pontua que o comércio no Espírito Santo fechou o ano de 2021 com crescimento de 6,8%, o que para a instituição corrobora com o fato do número de aberturas de lojas superar os números de fechamento.

Números no Brasil

Em todo o país, o saldo entre aberturas e fechamentos de estabelecimentos comerciais geradores de emprego formal contabilizou 204 mil novos estabelecimentos em 2021.

O presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), José Roberto Tadros, observa que 2021 representou a recuperação do comércio varejista brasileiro após um período de significativas limitações operacionais.

Comércio Capixaba: Mais de 4 mil lojas abertas em 2021
O comércio capixaba fechou o ano de 2021 com crescimento de 6,8%, segundo a Fecomércio-ES. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

“A flexibilização das restrições impostas ao varejo em diversos estados e municípios, especialmente após o fim da segunda onda da pandemia e o avanço da vacinação, contribuiu para a tendência de aumento da circulação de consumidores e, certamente, estimulou o movimento de reabertura de estabelecimentos comerciais ao longo do ano passado”, disse em informe divulgado pela CNC. 

Todas as 27 unidades da federação registraram saldo positivo, com destaque para São Paulo (+55,69 mil), Minas Gerais (+18,38 mil) e Paraná (+15,16 mil).

Hiper, super e minimercados (+54,09 mil), lojas de utilidades domésticas e eletroeletrônicos (+38,72 mil) e lojas de vestuário, calçados e acessórios (+28,34 mil) foram os segmentos que mais se destacaram no saldo positivo apurado em 2021, ao responderem por mais da metade das aberturas.

Informações sobre o Levantamento

O levantamento sobre abertura e fechamento de estabelecimentos comerciais é realizado pela CNC com dados para todas as unidades de federação.

As informações são baseadas nas estatísticas de movimentação do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED/MTE). A análise dos dados do Espírito Santo foi realizada pela Assessoria Econômica da Fecomércio-ES.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA