Primeira fase é voltada para a recuperação das fachadas e cobertura do edifício histórico
Por Erik Oakes
O Centro Cultural Carmélia Maria de Souza, um dos mais importantes símbolos da cultura e comunicação do Espírito Santo, está mais próximo de sua revitalização. Nesta quarta-feira (8), foi dado o início às obras de restauração do espaço.
A assinatura da ordem de serviço pelo Governo do Estado marca o começo de um processo que demorou quase quatro anos para se concretizar, após a gestão do espaço ser transferida para o Governo em 2021. O projeto de reforma do Centro Cultural Carmélia promete devolver à sociedade capixaba um local renovado, moderno e adequado para atividades culturais e de comunicação pública.
O Governo do Estado, por meio da Fundação Carmélia Maria de Souza de Cultura e Comunicação Pública, será responsável por toda a execução do projeto, em parceria com a empresa contratada para o trabalho.
“A reforma do Centro Cultural Carmélia é um passo importante para modernizar a gestão das nossas emissoras públicas e para garantir que este espaço, que é um marco cultural, volte a ser o que sempre foi: um palco de ações culturais, artísticas e de comunicação pública de qualidade”, destacou Igor Pontini, diretor-geral da Fundação Carmélia. Ele ressaltou ainda a importância de transformar o Centro Cultural em um centro integrado de comunicação, onde a TVE Espírito Santo, a rádio Espírito Santo 89.1 FM e a Fundação Carmélia poderão atuar de forma sinérgica.
Revitalização em duas etapas
A primeira fase das obras, que começou logo após a assinatura da ordem de serviço, está voltada para a recuperação das fachadas e da cobertura do edifício, cuja estrutura histórica exige cuidados especiais. A previsão é que esta etapa, orçada em R$ 25 milhões e com prazo de execução de 165 dias corridos, seja concluída até o meio deste ano.
A segunda etapa, que será responsável pela requalificação das áreas internas e externas, está prevista para começar no segundo semestre de 2025, com a publicação do edital de contratação da empresa que executará os trabalhos. A conclusão total da reforma e revitalização do Centro Cultural Carmélia está prevista para março de 2026.


Histórico de uma referência cultural
Inaugurado em 1986, o Centro Cultural Carmélia foi um dos principais espaços de fruição cultural do Espírito Santo nas décadas de 1980 e 1990, abrigando teatro, cinema, biblioteca e galerias de arte. No ano 2000, a TVE Espírito Santo, emissora pública de televisão, passou a ocupar o prédio, inicialmente no espaço onde funcionava o cinema, que já estava desativado. Em 2010, a cessão do imóvel passa a ser compartilhada com a Prefeitura de Vitória.
Entretanto, com o passar dos anos, as áreas do Centro Cultural que não eram ocupadas pela TVE sofreram com a falta de manutenção e com o desgaste do tempo, enquanto a TVE recebeu cuidados mais frequentes para garantir seu funcionamento. A falta de cuidados nas demais dependências do prédio resultou no fechamento de muitas delas e na deterioração das instalações.
Após diversas mobilizações da sociedade civil, do setor cultural e de políticos locais, o Governo do Estado decidiu assumir a total responsabilidade pela revitalização do espaço, criando a Fundação Carmélia Maria de Souza em 2024 e iniciando um processo de gestão mais eficaz e moderna. A transferência da TVE para a sede da Fundação foi o primeiro passo nesse novo ciclo, permitindo que o Centro Cultural Carmélia fosse desocupado e começasse a ser requalificado de forma integral.