22.9 C
Vitória
quinta-feira, 20 DE março DE 2025

Começam as obras de reforma no Centro Cultural Carmélia

Primeira fase é voltada para a recuperação das fachadas e cobertura do edifício histórico

Por Erik Oakes

O Centro Cultural Carmélia Maria de Souza, um dos mais importantes símbolos da cultura e comunicação do Espírito Santo, está mais próximo de sua revitalização. Nesta quarta-feira (8), foi dado o início às obras de restauração do espaço. 

A assinatura da ordem de serviço pelo Governo do Estado marca o começo de um processo que demorou quase quatro anos para se concretizar, após a gestão do espaço ser transferida para o Governo em 2021. O projeto de reforma do Centro Cultural Carmélia promete devolver à sociedade capixaba um local renovado, moderno e adequado para atividades culturais e de comunicação pública.

O Governo do Estado, por meio da Fundação Carmélia Maria de Souza de Cultura e Comunicação Pública, será responsável por toda a execução do projeto, em parceria com a empresa contratada para o trabalho.

“A reforma do Centro Cultural Carmélia é um passo importante para modernizar a gestão das nossas emissoras públicas e para garantir que este espaço, que é um marco cultural, volte a ser o que sempre foi: um palco de ações culturais, artísticas e de comunicação pública de qualidade”, destacou Igor Pontini, diretor-geral da Fundação Carmélia. Ele ressaltou ainda a importância de transformar o Centro Cultural em um centro integrado de comunicação, onde a TVE Espírito Santo, a rádio Espírito Santo 89.1 FM e a Fundação Carmélia poderão atuar de forma sinérgica.

Revitalização em duas etapas

A primeira fase das obras, que começou logo após a assinatura da ordem de serviço, está voltada para a recuperação das fachadas e da cobertura do edifício, cuja estrutura histórica exige cuidados especiais. A previsão é que esta etapa, orçada em R$ 25 milhões e com prazo de execução de 165 dias corridos, seja concluída até o meio deste ano. 

A segunda etapa, que será responsável pela requalificação das áreas internas e externas, está prevista para começar no segundo semestre de 2025, com a publicação do edital de contratação da empresa que executará os trabalhos. A conclusão total da reforma e revitalização do Centro Cultural Carmélia está prevista para março de 2026.

LEIA MAIS
José Carlos Vilar apresenta "Lições de Escultura" no Palácio Anchieta José Carlos Vilar apresenta “Lições de Escultura” no Palácio Anchieta - Exposição gratuita reúne cerca de 70 esculturas em aço, explorando escalas e formas em obras inéditas e do acervo do artista
Mostra Aldeia Sesc Ilha do Mel abre inscrições para espetáculos capixabas Mostra Aldeia Sesc Ilha do Mel abre inscrições para espetáculos capixabas - Artistas e grupos do Espírito Santo podem se inscrever até 24 de março para participar do evento, que acontece em junho

Histórico de uma referência cultural

Inaugurado em 1986, o Centro Cultural Carmélia foi um dos principais espaços de fruição cultural do Espírito Santo nas décadas de 1980 e 1990, abrigando teatro, cinema, biblioteca e galerias de arte. No ano 2000, a TVE Espírito Santo, emissora pública de televisão, passou a ocupar o prédio, inicialmente no espaço onde funcionava o cinema, que já estava desativado. Em 2010, a cessão do imóvel passa a ser compartilhada com a Prefeitura de Vitória.

Entretanto, com o passar dos anos, as áreas do Centro Cultural que não eram ocupadas pela TVE sofreram com a falta de manutenção e com o desgaste do tempo, enquanto a TVE recebeu cuidados mais frequentes para garantir seu funcionamento. A falta de cuidados nas demais dependências do prédio resultou no fechamento de muitas delas e na deterioração das instalações.

Após diversas mobilizações da sociedade civil, do setor cultural e de políticos locais, o Governo do Estado decidiu assumir a total responsabilidade pela revitalização do espaço, criando a Fundação Carmélia Maria de Souza em 2024 e iniciando um processo de gestão mais eficaz e moderna. A transferência da TVE para a sede da Fundação foi o primeiro passo nesse novo ciclo, permitindo que o Centro Cultural Carmélia fosse desocupado e começasse a ser requalificado de forma integral.

 

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Matérias relacionadas

FIQUE POR DENTRO

Continua após publicidade

Vida Capixaba