25.9 C
Vitória
sexta-feira, 15 outubro, 2021

Com Open Banking, financiamento pode ficar 30% mais barato

O conceito de Open Banking – “banco aberto” – chegou ao Brasil com a promessa de mais autonomia aos clientes e competitividade ao sistema financeiro

Por Samantha Dias 

O conceito de Open Banking – “banco aberto” – chegou ao Brasil com a promessa de mais autonomia aos clientes e competitividade ao sistema financeiro. Na prática, significa que o consumidor, se desejar, poderá autorizar o compartilhamento das suas informações entre as diferentes instituições bancárias, mesmo aquela que ele ainda não tem relacionamento.

O objetivo central da iniciativa é possibilitar ao cliente que ele mesmo escolha os produtos e serviços mais atrativos ao seu perfil, com as melhores condições de parcelamento e menores taxas. Com isso, vai trazer mais competitividade entre as instituições, que terão que oferecer as melhores condições para não perder cliente.

Pensando nisso, foi desenvolvida uma plataforma digital que vai ajudar o consumidor a trocar uma dívida, como financiamento de veículo ou imóvel, por outra mais barata, com parcelas e juros menores. Segundo a empresa responsável pela plataforma, em alguns casos, será possível reduzir o valor das parcelas de um financiamento em até 30%.

Desde ontem (13) – quando teve início mais uma fase do Open Banking, os usuários já podem compartilhar as informações de cadastro, que incluem os dados pessoais, o endereço e a renda. Qualquer pessoa que queira saber se está pagando, atualmente, uma taxa de juros justa ou se existem outras opções melhores no mercado, pode acessar o site www.scora.com.br.

A Scora viabiliza a troca e gestão de dívidas ao analisar as informações de um financiamento existente e buscar outras opções de financiamento com melhores condições, seja em relação ao valor das parcelas mensais, às taxas de juros ou aos prazos de pagamento.

Não será necessário pagar taxas adicionais para fazer a troca de dívida. Até o final do ano, será possível também fazer essa comparação para empréstimo pessoal, empréstimo consignado e empresas que queiram trocar dívidas contraídas para seu capital de giro.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade