21 C
Vitória
sexta-feira, 19 abril, 2024

Circuito Banestes de Teatro estreia em abril

Em sua 11ª edição, o circuito trará 24 apresentações que serão realizadas em cinco cidades capixabas, entre os meses de abril e dezembro deste ano

A 11ª edição do Circuito Banestes de Teatro foi lançada nessa  quarta-feira (04) e marca mais uma etapa de cultura no Espírito Santo. O lançamento ocorreu no Palácio Anchieta, e contou com a presença do governador Renato Casagrande e de artistas de renome nacional.

Realizado pelo Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes) com recursos da lei de incentivo à cultura do Ministério da Cidadania, o evento tem produção da WB Produções e terá onze espetáculos distribuídos em 24 apresentações, que serão realizadas em cinco cidades capixabas, entre os meses de abril e dezembro deste ano.

- Continua após a publicidade -

A solenidade também contou com a presença do diretor-presidente do Banestes, José Amarildo Casagrande e do ator José Augusto Loureiro. Prestigiaram o lançamento do Circuito ainda membros da diretoria e lideranças do Banestes, secretários de Estado, imprensa, representantes da sociedade civil e do cenário cultural capixaba.

Na oportunidade, a atriz Nathalia Timberg recebeu a Ordem Estadual do Mérito no Grau de Oficial da Ordem Estadual Jeronymo Monteiro. O governador Renato Casagrande ressaltou ainda importância de se valorizar a cultura e comentou sobre a homenagem à atriz de 90 anos, que tem mais de seis décadas de vida dedicadas à arte.

Homenagem Nathalia
O governador Renato Casagrande entregou a homenagem a atriz Nathalia Timberg durante a cerimônia. – Foto: Hélio Filho / Secom-ES

“Bom saber que a Nathalia Timberg tem uma identidade com nosso Estado. O Espírito Santo só se consolidará se a gente consolidar a nossa identidade. É através da nossa cultura que se dá essa identidade. Esse Palácio Anchieta já foi uma igreja e o prédio é uma parte da história do capixaba. Nós construímos nesses últimos anos um projeto de vida. Lutamos pela democracia, pela preservação dos recursos naturais, pela diversidade cultura, pelo respeito às pessoas que pensam diferente. Isso tudo tem que se expressar através da fala corajosa de todos nós e as vezes essa expressão se dá através de quem tem um palco para falar”, disse.

Já a artista agradeceu a homenagem e frisou a importância da cultura para o Brasil. “Agradeço por essa honraria recebida, que tem um significado muito especial por ser daqui, de Vitória, uma cidade que há muito tempo já faz parte da minha história de vida. É uma grande honra receber um reconhecimento como este após uma longa trajetória dedicada a participar como um ser atuante dentro do universo cultural. Sou muito grata a essa cidade e aos seus representantes, por me oferecerem esse momento de grande emoção e por poder participar da abertura deste circuito de teatro, realizado a partir da iniciativa dos representantes do banco deste Estado, o Banestes. Esse é mais um marco sobre a importância de ser manter viva essa arte milenar que é o teatro. Enquanto tivermos uma cultura viva, estaremos vivos nesse País”, discursou.

Jose Amarildo Casagrande destacou que o Circuito Banestes de Teatro é uma forma do banco valorizar a cultura e o desenvolvimento social do Espírito Santo e, por isso, apoia iniciativas que promovem o incentivo e o acesso a tal conhecimento.

“O projeto Circuito Banestes de Teatro é o maior do Estado na categoria. Estamos há 11 anos investindo e proporcionando aos capixabas o acesso ao entretenimento de qualidade. Fico muito honrado em anunciar a 11ª edição deste evento e agradecido pelo apoio e empenho de todos os envolvidos, e também pela presença de todos que vieram nos prestigiar nesta noite”, afirmou o presidente do Banestes.

josé amarildo
O presidente do Banestes, José Amarildo Casagrande, disse que a instituição valoriza a cultura. – Foto: Hélio Filho / Secom-ES
Programação

A edição do circuito será diferenciada. Começará com a peça “Meu Quintal é maior que o mundo”, estrelada por Cassia Kiss, que será encenada nos dias 03 e 04 de abril, no Teatro Universitário da Ufes, em Vitória. O espetáculo a trará a atriz como protagonista do monólogo baseado na vida do poeta Manoel de Barros.

Contará ainda com peças em que contarão a vida de Rubem Braga, um tributo à cantora Tina Turner, homenagem à nova-ioirquina Iris Apfel, ícone mundial da moda, entre outras.

Além disso, esta será a edição marcada pela inclusão. Vale salientar que o projeto visa à acessibilidade, incluindo cota a preços populares, ingressos gratuitos e intérprete de Libras em uma sessão de cada espetáculo.

Circuito Banestes de Teatro

O Circuito Banestes de Teatro começou em 2009 e, durante esses anos, foram realizados um total de 49 espetáculos, com 125 apresentações. O projeto inicial foi realizado em Vitória, mas já se apresentou nas seguintes cidades: Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Alegre, Guaçuí, Linhares, São Mateus, Aracruz, Anchieta e Afonso Cláudio, alcançando um público de 73 mil expectadores.

Já se apresentaram em palcos capixabas por meio do circuito, artistas renomados como Bibi Ferreira, Miguel Falabella, Marieta Severo, Marco Luque, Denise Fraga, Antonio Fagundes, Tarcísio Meira, dentre outros.

Os variados gêneros teatrais também foram apresentados: dramas, comédias, stand-ups, musicais, infantis. Artistas locais e seus respectivos grupos também fizeram parte do Circuito: Grupo de Teatro Empório, Cia Folgazões, Grupo Rerigtiba, Grupo Vira Lata, Cia de Teatro Urgente, Grupo Gota, Pó e Poeira, Comédia a La Carte.

Serviço

11º Circuito Banestes de Teatro

Meu Quintal é maior que o mundo, com Cassia Kiss.
Teatro Universitário da Ufes (Vitória): dias 03 e 04 de abril, às 21h.

Rose, A Doméstica, com Lindsay Paulinho.
Teatro Universitário da Ufes (Vitória): dias 25 e 26 de abril.

Através da Iris, com Nathalia Timberg.
Teatro Universitário da Ufes  (Vitória): dias 23 (20h) e 24 de maio (17h).

DPA – “Detetives do Prédio Azul’ (espetáculo infantil).
Teatro Sesc Glória (Vitória): dias 06 e 07 de junho, 15h.

Antes do ano que vem, com Mariana Xavier.
Centro Cultural Jose Ribeiro Tristão (Afonso Claudio): dia 15 de julho
Teatro Marista (Colatina): dia 17 de julho
Teatro Universitário da Ufes (Vitória): dias 18 e 19 de julho

Elza, O Musical.
Teatro Universitário da Ufes (Vitória): dias 01 e 02 de agosto

Quebrando Regras – Tributo a Tina Turner.
Teatro Universitário da Ufes (Vitória): dias 29 e 30 de agosto

Rubem Braga, A Vida em Voz Alta (espetáculo gratuito voltados para alunos do ensino médio da rede pública).
As 15h em todos locais.
Teatro Municipal (Montanha): dia 23 de setembro
Centro Cultural e Turístico Máximo Zandonadi (Venda Nova do Imigrante): 25 de setembro

Os Melhores do Mundo – “Noticias Populares”.
Teatro Universitário da Ufes (Vitória): dias 24 e 25 de outubro

Terça Insana – 18 anos com Grace Gianoukas e Roberto Camargo.
Teatro Universitário da Ufes (Vitória): dias 21 e 22 de novembro

O Reino sem Lei
Palácio da Cultura Sônia Cabral (Vitória): dias 12 e 13 de dezembro.

Valores
Todos espetáculos têm valores a partir de R$ 25,00 (meia), exceto “Rubem Braga”, que é gratuito, e “O Reino sem Lei”, que custará R$ 10,00 (meia);

Como em todos os anos, os clientes do Banestes terão direito a 50% de desconto no valor da entrada inteira e poderão comprar até dois ingressos para cada uma das apresentações neste valor promocional.

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA