Acarajé, baião de dois, bolo de rolo e muito mais: confira onde apreciar as delícias da cozinha nordestina na Grande Vitória
Por Mariah Friedrich
O Dia da Cultura Nordestina, comemorado nesta sexta-feira, 2 de agosto, homenageia o músico brasileiro Luiz Gonzaga, um dos maiores expoentes do sertão, responsável por apresentar ao mundo ritmos como o xote, o xaxado e o forró pé-de-serra. Entre as manifestações culturais da região, a culinária se destaca com seus temperos marcantes e não é preciso ir tão longe para sentir o sabor arretado na Grande Vitória. Confira a seguir cinco restaurantes inspirados na cozinha do nordeste:
Mandacaru
Na Prainha, em Vila Velha, o Mandacaru é um restaurante dedicado à cultura nordestina comandado pelo chef Diego Kabelo, oferecendo pratos tradicionais como baião de dois, carne de sol com macaxeira, carne seca ao molho de nata e arroz de moqueca, além de opções veganas.
Para acompanhar, destaque para a tradicional cajuína, bebida típica preparada a partir do suco de caju. Para fechar o almoço, o bolo de rolo, recheado com goiabada, é servido com uma bola de sorvete de creme com uma calda quentinha de goiabada.
Av. Luciano das Neves, 134, Prainha, Vila Velha
Instagram.com/mandacarugastrobar/
Oxente Coisas da Bahia
Com 21 anos de tradição em Vitória, o Ôxente Coisas da Bahia, em Mata da Praia, oferece uma autêntica experiência nordestina. O salão é decorado com elementos típicos do Nordeste, criando um ambiente alegre e aconchegante.
O menu reúne delícias preparadas pelo chef Josué Junior, como acarajé, sarapatel, carne de sol com aipim na manteiga de garrafa, bobó de camarão, camarão cremoso e gratinado no abacaxi, camarão no arroz de coco e costela de cabrito ao vinho com feijão-de-corda.
Av. Rosendo Serapião de Souza Filho, 595, Loja 15, Mata da Praia, Vitória
Regina Maris
Na Praia de Itaparica, em Vila Velha, o restaurante Regina Maris, comandado pela chef baiana Regina Lima, ganhou ainda mais fama após vencer o Festival Gastronômico Roda de Boteco em 2007 com o prato Acarajé no Prato. O cardápio inclui também acarajé tradicional, baião de dois, arrumadinho com carne de sol, carne de sol com pirão de leite e moquecas com tempero da Bahia, especialidade da casa.
Praia de Itaparica – R. Deolindo Perim, 79, Itapuã, Vila Velha
Instagram.com/reginamariss/
Dona Chica
O restaurante Dona Chica, que começou como uma tapiocaria, existe há quase dez anos no bairro Morada de Laranjeiras, Serra. O cardápio oferece opções como cuscuz, baião de dois, sarapatel, carne de sol na manteiga de garrafa com queijo coalho e aipim, angu à baiana e bolo de rolo.
Av. Copacabana, Morada de Laranjeiras, Serra
Instagram.com/donachica.cn/
A Oca
No centro de Vitória, o restaurante A Oca apresenta um cardápio com influências capixaba, mineira e baiana. Entre os destaques está o baião de dois, carro-chefe da casa. Outras delícias incluem risoto de camarão com abóbora e coco, Baianinho (croquete de feijão fradinho recheado com carne seca e abóbora), e dadinho de tapioca com queijo e molho de goiabada levemente picante preparados pelo chef Fabrício Costa.
R. do Rosário, 114, Centro, Vitória
Instagram.com/_aoca/