18.5 C
Vitória
quarta-feira, 8 julho, 2020

Cinco ações de marketing para ajudar a superar a crise do coronavírus

Leia Também

ES registra 2.156 casos confirmados e 43 mortes em 24 horas

O Espírito Santo bateu o recorde em casos confirmados do novo coronavírus: 2.156 em 24 horas. No total, o Estado tem 56.703 pacientes infectados pelo vírus.

Sicoob ES vai liberar R$ 200 milhões para produtores de café

O volume será disponibilizado mais cedo este ano, neste mês, como uma medida do Ministério da Agricultura para apoiar o setor neste momento de pandemia.

Testes rápidos aplicados em massa são um risco, diz especialista

Segundo especialista, o mais indicado para a realização de testes em massa na fase aguda da pandemia, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), é o teste PCR, que detecta com quase 100% de precisão a presença do vírus já a partir do primeiro dia de contágio.

Dia Mundial do Chocolate: destaque na produção da matéria-prima no ES

O Espírito Santo produz cerca de oito mil toneladas de cacau por ano. Isso porque o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) apoia os agricultores, fomentando a produção de cacau no território capixaba.

Negócios em todo o mundo estão sentindo os efeitos da pandemia: menos clientes, menor receita e o medo de não ter condições de aguentar esse tempo de prejuízo

Precisamos salvaguardar a saúde e o bem-estar de nossa comunidade e permitir nossa recuperação econômica ao mesmo tempo. É doloroso ver tudo pelo que lutamos tanto jogado no caos da incerteza.

Quero aproveitar esse espaço para compartilhar minha experiência de marketing, além de ideias e táticas para ação imediata, com quem achar útil. Minha missão é ajudar a seguirmos em frente e encontrarmos soluções para os desafios que enfrentamos e apoiar-nos mutuamente ao longo do caminho.

Então por onde começamos?

Não entre em pânico, pois isso pode levar à paralisia. Tempo valioso e útil pode ser desperdiçado. Faça um balanço. Agora você finalmente tem tempo para pensar. Quais resultados você pode alcançar durante a recuperação? Como seria um futuro de sucesso? Talvez hoje seja o dia para você desenhar um quadro para sua empresa e seus negócios.

Cuide de si mesmo, funcionários, amigos, família e comunidade. Fazer o que puder para ajudar. E sim, lave as mãos e proteja a si mesmo e aos seus diligentemente.

Seja gentil e atento. Todo mundo sente os efeitos de uma crise, alguns mais que outros. Uma prática diária de respeito, empatia, escuta ativa e gratidão começa todos os dias com uma intenção positiva. A positividade é contagiosa.

Esta lista de 5 ideias foi criada para impulsionar seu planejamento e marketing de recuperação. Fazer uma lista de tarefas priorizadas e marcar alguns itens todos os dias criará as condições necessárias para você avançar quando a crise for pelo menos mais amena.

1 – Continue vendendo e se comunicando

Avalie seu plano de marketing. Este é um ótimo momento para analisar o seu site, os insights em suas plataformas de mídia social, dados de publicidade, promoções e relações públicas, além dos resultados de suas comunicações diretas.

Com esses dados, atualize seu site, envie e-mails, publique em canais de mídia social, considere anunciar localmente e/ou online. Com novas informações, você pode concentrar seus esforços no que funcionou antes. Agora é um ótimo momento para experimentar um canal sobre o qual você tem curiosidade.

As pesquisas mostram que as empresas que investem em marketing durante as crises se recuperam mais rápido e mais fortes do que aquelas que cortam.

Explique ao seu público como você está lidando com a situação. Inclua como você cuida da sua equipe. Se você tem um relacionamento profundo com seus clientes, eles também se preocupam com seus funcionários e desejam tudo de bom para todos.

Comunique mais, não menos. O silêncio diante do medo e até a incerteza sobre o que dizer pode ser uma resposta natural, mas não é um bom negócio.

Seja criativo e encontre formas para manter a comunicação com seus clientes e parceiros de negócios.

2 – Dobre a aposta no que é fundamental

A compreensão clara de todos os seus públicos é fundamental. Sempre foi e é mais ainda agora. Identifique todas as pessoas que interagem com sua empresa, incluindo super fãs, compradores mais frequentes, usuários (que podem ser diferentes dos compradores), clientes em potencial, parceiros de negócios e seus funcionários.

Liste o que é mais importante para cada grupo. Quais produtos e serviços são os mais populares ou os mais exclusivos? Agora é a hora de se concentrar no que você faz de melhor e reduzir as ofertas menos lucrativas ou menos procuradas.

Concentre-se na cooperação, não na concorrência. Embora existam muitas outras empresas em seu setor competindo por participação de mercado, sua empresa possui uma combinação única de pontos fortes e especialidades, criados a partir do seu ponto de vista. Ser generoso com seu tempo e conhecimento e apoiar seus colegas cria uma poderosa rede comunitária que estará presente também quando você precisar. Nenhum de nós opera de forma independente e fazemos parte de uma sociedade maior, não importa quanto distanciamento seja necessário no momento.

Aproveite esse tempo para assegurar que todos os critérios de higiene estão presentes no seu estabelecimento. Se eu tenho certeza de uma coisa é que nossa expectativa por higiene será muito maior do que antes da pandemia. Vale muito a pena aproveitar esse tempo para resolver aqueles problemas que você vinha empurrando para debaixo do tapete. Pense também em fazer uma atualização visual e melhorar os ambientes.

3 – Reconecte-se com seus clientes

Agora você finalmente tem tempo para entrar em contato diretamente com seus clientes para receber comentários e sugestões. Descubra o que eles desejam e crie novos produtos e serviços usando esses comentários.

Você pode personalizar seus produtos e serviços para seus clientes mais frequentes? Mantenha seu público envolvido com seu negócio. Compartilhe dicas e ofereça informações reais e úteis que os clientes desejam compartilhar com outras pessoas, em vez de uma fonte ininterrupta de mensagens de vendas.

Faça parceria com empresas com ideias semelhantes para oferecer mais e cada vez melhor. Você não está sozinho e o brainstorming com outras pessoas cria confiança e gera ótimos frutos.

Entre em contato com a mídia e os influenciadores locais. Mantenha a comunidade editorial atualizada sobre o que você está fazendo, porque eles sempre procuram compartilhar o que há de novo e o que de especial está acontecendo.

4 – Ajuste sua linha de produtos e amplie seus canais de entrega

Pense em outras maneiras de entregar seus produtos – tanto com delivery ou retirada em seu estabelecimento? Que tal reorganizar suas opções, dando foco no que for essencial ou mais adequado ao momento.

Dias atrás realizamos um trabalho interessante para um self-service que agora entrega porções específicas dos alimentos escolhidos pelos clientes. Eles continuam preparando a comida do mesmo jeito, mas mudaram a maneira de entregar de modo a ser mais conveniente para os clientes e, pasmem, os resultados vêm sendo excelentes.

Seja criativo e repense seus produtos o tempo todo.

Também é um bom momento para analisar os preços e fazer ajustes. Sua linha de produtos tem um preço competitivo?

Busque parcerias e agregue valor aos seus produtos e serviços.

5 – Adicione carinho e personalização ao que você entrega

Por mais que possa não parecer, as pessoas estão carentes de carinho e atenção. Aproveite todas as interações para se aproximar de seu público com sinceridade e consideração.

Crie o hábito de personalizar cada entrega, cada venda, agradeça aos clientes com mensagens personalizadas, cortesias futuras, incentivos para trazer ou indicar para um amigo.

Espero que você aproveite todas ou pelo menos algumas dessas dicas. Tenho certeza que ao começar a implementá-las você se sentirá energizado e os resultados serão excelentes.

Michel Torres é empreendedor, apaixonado por negócios digitais e especialista em comunicação e vendas multiplataformas

Continua após a publicidade

ES Brasil Digital

esbrasil_177
Continua após publicidade

Fique por dentro

Ministérios defendem venda de refinarias após Congresso pedir bloqueio

Pastas da Economia e de Minas e Energia emitiram nota. Saiba mais!  A privatização de refinarias da Petrobras encontra aval em decisões recentes do Supremo...

Planejamento e pesquisa ajudam microempresa a ter crédito na pandemia

Cooperativas, fintechs e empresas individuais emprestam a juros baixos. Saiba mais! Um dos principais gargalos para os negócios de pequeno porte durante a pandemia da...

Caixa deposita saque emergencial do FGTS para nascidos em fevereiro

Valor será creditado nesta segunda-feira (6) pelo banco. Confira! A Caixa inicia, nesta segunda-feira (29), o pagamento do saque emergencial do Fundo de Garantia do...

O que fazer se entregou a declaração de imposto de renda com erro?

O prazo para a entrega do IRPF na última terça-feira (30). Contudo, muitos continuam preocupados pois descobriram que cometeram erros na hora do envio e querem saber como ajustar o documento.

Vida Capixaba

Shopping Vitória realiza liquidação virtual nesta semana

A RED TAG (etiqueta vermelha), uma liquidação virtual dentro da Vitrine SV, entre os dias 8 e 10 de julho.

Webinar aborda a construção em aço na era da Indústria 4.0

A webinar “Construção em aço na era da Indústria 4.0”, que será realizada nesta quinta-feira (09), a partir das 17 horas.

Como fica o tempo nesta semana no Espírito Santo? Veja!

De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a previsão é de poucas nuvens e sem chuvas nas regiões capixabas.

Centro de Quarentena começa a funcionar em Vitória

A previsão é acolher cerca de 800 pessoas até o fim do ano. E para atender os pacientes, foi montada uma equipe com 44 profissionais, entre assistentes sociais, técnicos de enfermagem, entre outros.
Continua após publicidade