25.5 C
Vitória
segunda-feira, 9 DE dezembro DE 2024

Cidade Empreendedora: região Sul e Serrana capixaba começam a aderir

Realizado pelo Sebrae/ES e pela Aderes, o programa visa melhorar o ambiente de negócios das cidades

Uma equipe do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES), juntamente com a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), tem realizado visitas a diversos municípios capixabas para firmar o compromisso dos gestores com o Programa Cidade Empreendedora. O objetivo é trabalhar um conjunto de iniciativas e ações concretas para transformar as cidades, com maior geração de emprego e renda; mais inovação e oportunidades, gerando um ambiente de negócios mais favorável, com menos burocracia para os empreendedores locais.

As reuniões desta semana aconteceram na última segunda (01), quarta (03) e quinta-feira (04), nos municípios de Itarana, Anchieta, Piúma, Cachoeiro de Itapemirim, Marechal Floriano, Venda Nova do Imigrante, Domingos Martins e Conceição do Castelo. Apenas Domingos Martins não assinou o termo de adesão ao programa.

Durante as reuniões com os gestores municipais, foi apresentado, de forma detalhada, a construção do Programa, que possui diversas etapas. Após a adesão do governo municipal, o próximo passo é o diagnóstico das cidades para entender como está a atuação local em relação ao empreendedorismo. A partir daí, será elaborado um plano de trabalho com base no conjunto de ferramentas e soluções apresentadas e disponibilizadas pelo Sebrae/ES, contando com o aporte de recursos do Governo do Estado, através da Aderes, para viabilizar a maior participação possível de municípios no Programa.

“O objetivo é transformar a realidade dos municípios, que têm vivenciado um cenário financeiro difícil. Todo o trabalho será feito de maneira personalizada atendendo às necessidades de cada cidade e promovendo um ambiente de negócios favorável para o empreendedorismo, que é a força motriz do desenvolvimento”, destaca o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo.

- Publicidade -

A primeira reunião, em Itarana, contou coma participaçãodo diretor técnico do Sebrae/ES Luiz Toniato, da gerente regional do Sebrae/ES, Carla Bortolozzo e do gerente da Aderes, Paulo Barbosa, além do prefeito, Vander Patrício, e vice-prefeito da cidade, OzéiasBaldotto.

Nas demais reuniões, estiveram presentes o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo e o gerente da Aderes, Paulo Barbosa. Na cidade de Anchieta, a equipe foi recebida pelo prefeito Fabrício Petri. Em seguida, na cidade de Piúma, o prefeito Paulo Cola e sua equipe, foram os anfitriões. Por fim, em Cachoeiro de Itapemirim, o prefeito Victor Coelho junto dos seus gestores, recebeu a equipe.

Já no município de Marechal Floriano, a equipe foi recebida pelo prefeito Cacau Lorenzoni. Na sequência, se reuniu com o prefeito de Venda Nova do Imigrante, PaulinhoMineti e o vice-prefeito, TarcisioBottacin. EmDomingos Martins, a equipe foi recepcionada pelo vice-prefeito, Fabinho Trarbach, e por fim, o prefeito de Conceição do Castelo, Christiano Spadetto, recebeu a equipe na cidade.

Termo de adesão

Vinte e trêsmunicípios capixabas já receberam a visita do Sebrae/ES e da Aderes. Destes, 20 assinaram o termo de adesão ao programa Cidade Empreendedora e já vão iniciar os trabalhos. São eles: Cariacica, Viana, Vila Velha, Itaguaçu, Guaçuí, Muniz Freire, Vila Valério, São Domingos do Norte, Jaguaré, São Mateus, Mucurici, Ponto Belo, Itarana, Anchieta, Piúma, Cachoeiro de Itapemirim, Marechal Floriano, Venda Nova do Imigrante e Conceição do Castelo. O Sebrae/ES ainda aguarda o retorno dos prefeitos de Conceição da Barra, Pedro Canário e Domingos Martins. A expectativa é visitar até o mês de abril, os 78 municípios capixabas.

 

Com Informações da Agência Sebrae

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 224

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Publicidade -

Política e ECONOMIA