Percurso da ciclovia terá várias opções de lazer, revitalizando diversos bairros das duas cidades, além de contribuir para a mobilidade e segurança dos ciclistas
Por Fabio Gabriel
Para garantir um melhor desenvolvimento na mobilidade urbana da Região Metropolitana, o Governo do Espírito Santo, através da Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (SEDURB) promete inaugurar em dezembro, a ciclovia que liga Vila Velha a Cariacica. São 4,5 quilômetros de extensão que devem proporcionar mais segurança para os ciclistas que transitam entre as duas cidades.
A ciclovia ligará a Rodovia Leste-Oeste até a BR 262, na altura do bairro São Torquato, interligando também à Av. Carlos Lindenberg, uma das mais movimentadas da cidade canela verde. “A ciclovia já está quase pronta e vai ligar da ponte do camelo, que fica em baixo da segunda ponte até a rodovia leste oeste, além de contar com uma infraestrutura para melhorar a mobilidade ativa da região metropolitana”, comemorou radiante o governador Renato Casagrande, acrescentando que o projeto irá revitalizar diversos bairros das duas cidades .
Além da opção da mobilidade, quem utilizar o local, poderá desfrutar também de um parque linear, margeando a galeria-dique, com extensão de 930 metros e área aproximada de 24.180 m², oferecendo espaços para realização de esportes e convivência em família.
A área contemplará também academia popular, academia para melhor idade, quadras esportivas, playground, pet parque, pista de pumptrack (nome dado a um percurso feito de asfalto ou terra, utilizando bike, patins ou skate, contendo variadas elevações de terreno), além de paisagismo. O investimento total é de R$ 98 milhões.
Dique Marinho
A ciclovia faz parte do projeto da Galeria – Dique Marinho e conta com aproximadamente 4.500 metros de extensão e 13,50 metros de largura e capacidade reservatória de aproximadamente 180 milhões de litros, que interligará e levará as águas do Córrego Campo Grande e do Rio Marinho à EBAP Marinho, bombeando as águas para a Baía de Vitória.