“Carlota – Focus Dança Piazzolla” promete encantar o público capixaba em duas sessões, na sexta (4) e sábado (5), no Sesc Glória, em Vitória
Por Mariah Friedrich
Inspirado na obra do mestre do tango argentino Astor Piazzolla, o espetáculo “Carlota – Focus Dança Piazzolla”, aclamado por crítica e público, desembarca no Teatro Sesc Glória para duas apresentações na sexta (4) e sábado (5), às 19h30,com ingressos a partir de R$ 10,00 (meia), no site Lets Events.
Sob a direção e coreografia de Alex Neoral, o espetáculo baseado em 11 composições do icônico bandoneonista e compositor argentino celebra o corpo humano como a obra de arte suprema, trazendo oito bailarinos apresentando movimentos que representam a melancolia e rigidez do tango, em uma coreografia considerada como uma das mais vigorosas da história da companhia.
“Os bailarinos são condutores da energia de movimentos arrojados e poéticos, sempre com a excelência técnica que marca a trajetória da companhia”, comenta Neoral. Ele ressalta que o ritmo, criado há quase 150 anos na Argentina, está presente em referências nos passos que exploram solos e aéreos, engates e até momentos de contornos acrobáticos entram em cena.
O espetáculo é dedicado às coreografas que marcaram os 30 anos da trajetória profissional do coreógrafo, a começar por Carlota Portella, fundadora da Cia. Vacilou Dançou – e ainda Regina Sauer (Cia. Nós da Dança), Giselle Tapias e Deborah Colker.
“Ao mesmo tempo em que faço alusão à minha trajetória formativa, sou extremamente sensível à obra de Astor Piazzolla, sempre quis criar uma obra para suas composições. Outro aspecto interessante é que venho de uma jornada de obras imagéticas, criando roteiros ou partindo de obras de compositores, escritores e pintores. Agora, volto a trabalhar o corpo como folha em branco para escrever gestos a partir da obra de Piazzolla” descreve o diretor e coreógrafo Alex Neoral.
Algumas cenas de Carlota – Focus Dança Piazzolla foram apresentadas, ainda sem forma final, no Festival Quartiers Danses, em Montreal, no Canadá, em 2022, arrebatando a plateia.
“Carlota se apropria da melancolia e rigidez do tango em cada momento da coreografia. Fala muito de abandono, seja pela atmosfera do gênero, seja por momentos que vivenciei ao longo da minha vida profissional, que faz parte também da vida de todos nós”, reflete Alex Neoral..
Músicas
Entre as músicas de Astor Piazzolla selecionadas para a peça, estão “Oblivion” (1982), uma das peças mais populares e “As Quatro Estações Portenhas” (1965-1970), divididas em “Verão Portenho” (1964), “Outono Portenho” (1969), “Primavera Portenha” e “Inverno Portenho” (1970).
Também fará parte do espetáculo a composição “Years of Solitude”, resultado do encontro entre Piazzolla e o saxofonista Gerry Mulligan, “Fugata” e “Soledad”, que fazem parte do álbum “La Camorra: The Solitude Of Passionate” (1988), “Patchouli” e “Celos”.
Serviço
Carlota – Focus Dança Piazzolla
Sexta (4) e sábado (5), às 19h30
Teatro Sesc Glória – Av. Jerônimo Monteiro, 428, Centro, Vitória
A partir de R$ 10,00 (meia), no site Lets Events.