Do total de 45 pessoas sem moradia, 28 estão desabrigadas (sem possibilidade de voltar para casa) e 17 estão desalojadas (temporariamente fora do lar)
Por Wesley Ribeiro
As chuvas que atingiram o Espírito Santo no último final de semana deixaram 45 pessoas fora de casa no interior do estado. O Rio Doce ultrapassou a cota de inundação. A Defesa Civil Estadual emitiu alerta de enchentes para quatro municípios e aviso de risco moderado de deslizamentos para mais oito cidades.
Do total de 45 pessoas sem moradia, 28 estão desabrigadas, ou seja, sem possibilidade de voltar para casa, e 17 estão desalojadas, em outras palavras, temporariamente fora do la). Todos os desabrigados moram em Linhares, no norte do estado, e estão abrigados no ginásio de esportes do bairro Conceição.
- Praia de Camburi recebe primeiro guarda-corpo em braille do ES
- Acesse nossas redes sociais: Instagram e Twitter
Quanto aos desalojados, nove são de Colatina, cinco de João Neiva e três de Muniz Freire. A Defesa Civil do Espírito Santo registrou um ferido no município de Brejetuba. Ao contrário do interior do estado, a região metropolitana de Vitória registrou chuvas leves no sábado, 12 de fevereiro.
Até agora, de acordo com a Defesa Civil, há quatro municípios com alerta alto para enchentes: Linhares, Colatina, Baixo Guandu e Bom Jesus do Norte. Os oito municípios com risco moderado de deslizamento são Apiacá, Guaçuí, Ibatiba, Ibitirama, Iúna, João Neiva, Santa Maria de Jetibá e São Mateus.

O rio Santa Maria, no bairro Marista, também está enchendo porque está represado pelo Rio Doce – Foto: Divulgação/Defesa Civil
Não há interdições em rodovias federais, mas um deslizamento de terra interditou parcialmente a rodovia estadual ES-181, na saída do município de Muniz Freire, sentido Alegre.
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu aviso de chuvas intensas (perigo potencial) para toda a região Sul do Espírito Santo. Pode chover até 50 milímetros nessa região com ventos intensos que podem alcançar uma velocidade de até 60km/h. O alerta vale das 11 horas desta segunda-feira, 14 de fevereiro, até às 10 horas do dia seguinte.
*Com informações da Agência Brasil