21 C
Vitória
sexta-feira, 12 agosto, 2022

Chuvas deixam 45 pessoas desalojadas e desabrigadas no ES

esbrasil-cheia-rio-doce
Cheia do Rio Doce no bairro Adélia Giuberti, em Colatia - Foot: Divulgação/Defesa Civil

Do total de 45 pessoas sem moradia, 28 estão desabrigadas (sem possibilidade de voltar para casa) e 17 estão desalojadas (temporariamente fora do lar)

Por Wesley Ribeiro 

As chuvas que atingiram o Espírito Santo no último final de semana deixaram 45 pessoas fora de casa no interior do estado. O Rio Doce ultrapassou a cota de inundação. A Defesa Civil Estadual emitiu alerta de enchentes para quatro municípios e aviso de risco moderado de deslizamentos para mais oito cidades.

Do total de 45 pessoas sem moradia, 28 estão desabrigadas, ou seja, sem possibilidade de voltar para casa, e 17 estão desalojadas, em outras palavras, temporariamente fora do la). Todos os desabrigados moram em Linhares, no norte do estado, e estão abrigados no ginásio de esportes do bairro Conceição.

Quanto aos desalojados, nove são de Colatina, cinco de João Neiva e três de Muniz Freire. A Defesa Civil do Espírito Santo registrou um ferido no município de Brejetuba. Ao contrário do interior do estado, a região metropolitana de Vitória registrou chuvas leves no sábado, 12 de fevereiro. 

Até agora, de acordo com a Defesa Civil, há quatro municípios com alerta alto para enchentes: Linhares, Colatina, Baixo Guandu e Bom Jesus do Norte. Os oito municípios com risco moderado de deslizamento são Apiacá, Guaçuí, Ibatiba, Ibitirama, Iúna, João Neiva, Santa Maria de Jetibá e São Mateus.

esbrasil-cheia-rio-doce-aumenta-volume-rio-santa-maria

O rio Santa Maria, no bairro Marista, também está enchendo porque está represado pelo Rio Doce – Foto: Divulgação/Defesa Civil

Não há interdições em rodovias federais, mas um deslizamento de terra interditou parcialmente a rodovia estadual ES-181, na saída do município de Muniz Freire, sentido Alegre.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu aviso de chuvas intensas (perigo potencial) para toda a região Sul do Espírito Santo. Pode chover até 50 milímetros nessa região com ventos intensos que podem alcançar uma velocidade de até 60km/h. O alerta vale das 11 horas desta segunda-feira, 14 de fevereiro, até às 10 horas do dia seguinte. 

*Com informações da Agência Brasil 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Entre para nosso grupo do Telegram

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade