A Polícia Federal é uma das instituições que estão se mobilizando para arrecadar doações para os moradores de Alegre, Sul do estado
Por Wesley Ribeiro
Após as fortes chuvas que deixaram uma pessoa morta, centenas de desalojados e um rastro de destruição no município de Alegre, na Região do Caparaó do Espírito Santo, a população e as instituições estão se mobilizando para arrecadar doações aos moradores de Alegre. O objetivo é tentar amenizar o sofrimento de quem perdeu tudo.
Inclusive o governador do Estado, Renato Casagrande, esteve no município na manhã desta quinta-feira, 17 de fevereiro a fim de conferir de perto a situação da população e informou que vai solicitar ao Governo Federal que seja permitida a liberação dos recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para pessoas atingidas.
- Hospital Municipal Materno Infantil da Serra inicia atividades no sábado
- Acesse nossas redes sociais: Instagram e Twitter
A Polícia Federal é uma dessas instituições. A corporação disponibilizou cinco pontos de doação no estado para receber donativos. As doações podem ser feitas na Superintendência da Polícia Federal no Espírito Santo em São Torquato, Vila Velha; na Delegacia de imigração, no Shopping Praia da Costa, também em Vila Velha; no Plantão do Aeroporto de Vitória; e nas delegacias da PF em Cachoeiro de Itapemirim e em São Mateus.
A PF está recebendo alimentos não perecíveis, material de higiene, água, roupas e cobertores. O contato com a corporação pode ser feito pelos números 3041-8051 e 3041-8029.
Doações no próprio município
Também estão sendo feitas campanhas de doação dentro do próprio município. É o caso da mobilização feita pela igreja matriz de Alegre, que está recebendo produtos de higiene pessoal, limpeza e alimentos.
Podem ser doados produtos como creme dental, escova de dente, absorventes, papel higiênico, sabão em pó, sabão em barra, palha de aço, detergente, canjica, trigo, fubá, arroz, feijão e óleo. As doações podem ser feitas no centro de pastoral.
A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) também receberá doações para ajudar a população do município. A instituição pede para que sejam doadas cestas básicas, no valor de R$ 79. As doações podem ocorrer via transferência bancária, por Pix ou pelo PicPay.
Colabore e ajude a população de Alegre atingida pelas fortes chuvas que caíram sobre o município nesta semana. São mais de 150 famílias desabrigadas ou desalojadas e inúmeros prejuízos no município.
Saiba mais:https://t.co/blWzHgCMJI pic.twitter.com/ZizEMAIYdZ
— Ufes (@ufesoficial) February 17, 2022
Chuva resultou em morte e destruição em Alegre
A chuva em Alegre deu uma trégua nesta quinta-feira, 17 de fevereiro, mas os impactos do temporal que atingiu o município ainda são sentidos por moradores. Ruas, casas, comércios e até a unidade de saúde foram tomadas por enchentes e muita lama.
Durante o temporal da tarde de quarta-feira, um homem morreu após ser atingido por um muro, que caiu sobre a casa dele. José Luiz Albani era funcionário aposentado do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) e já tinha sido secretário de Agricultura do município.
Em um comunicado divulgado nas redes sociais, a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) informou que o muro que causou a morte do aposentado circunda o campus de Alegre. A universidade lamentou o ocorrido e informou que está prestando toda assistência aos familiares.
De acordo com o boletim mais recente, divulgado pela Defesa Civil estadual, atualmente 291 pessoas estão fora de suas casas em Alegre, sendo 287 desalojadas — vivendo na casa de parentes e amigos — e quatro desabrigadas — dependendo de abrigo providenciado pela prefeitura.