25.9 C
Vitória
sábado, 4 dezembro, 2021

Chega em Vitória exame que verifica a eficácia da vacina do COVID

Quem tomou a vacina Coronavac ou AstraZeneca pode realizar o teste e saber se está imunizado

Milhares de pessoas já foram vacinadas no Espírito Santo, e muitas ainda têm dúvidas sobre a real eficácia da vacina e se a imunização é garantida. É por isso, que o mercado já desenvolveu um exame específico que pode ser feito 30 dias depois da 2ª dose da vacina e que mostra se a pessoa está imune ou não ao vírus. A novidade acaba de desembarcar no Espírito Santo.

Segundo coordenador geral do Teste Covid Capixaba, Edson Mezadri Vieira, que realiza diversos exames do COVID em sistema drive-thru no antigo Aeroporto de Vitória, o exame é o ‘Teste de Anticorpo Neutralizante’, que qualifica a resposta imune verificando a capacidade dos anticorpos bloquearem nas células humanas a ligação da proteína S da espícula viral (chamada spike) ou da proteína N, de nucleocapsídeo.

Ou seja, quem tomou a vacina Coronavac ou AstraZeneca pode realizar o teste e saber se está imunizado.

“O teste de Anticorpo Neutralizante é realizado através de uma amostra de sangue coletada em soro, que através de reações antígeno-anticorpo permite a detecção desses anticorpos neutralizantes para SARS-CoV-2. O sangue coletado vai para análise laboratorial e leva até 3 dias para resultado. Qualquer pessoa pode fazer o exame e não precisa de indicação médica”, explica Edson.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade