A Cesan vai concorrer neste ano ao Prêmio Qualidade Espírito Santo (PQES) – Ciclo 2011 com a Coordenadoria de Planejamento Estratégico (P-CPE) Nível I – 250 pontos e as Gerências de Distribuição de Água (O-GDA) e Coleta e Tratamento de Esgoto (M-GCT) Nível II – 500 pontos.
Em 2010, as Gerências de Produção de Água (O-GPA), Distribuição de Água (O-GDA) e Coleta e Tratamento de Esgoto (M-GCT) da Cesan conquistaram o troféu bronze, na categoria até 250 pontos. A conquista foi um dos reflexos da implantação do Modelo de Excelência de Gestão (MEG), iniciado nas unidades em 2009.
O Prêmio Qualidade Espírito Santo (PQES), lançado em 2004, é uma das ações do Programa para Incremento da Competitividade Sistêmica do Espírito Santo (Compete-ES), através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedes) em parceria com o Sebrae-ES e o Espírito Santo em Ação, que propicia um ambiente competitivo ao setor empresarial e materializa a busca contínua das empresas capixabas pela melhoria e aperfeiçoamento de sua gestão, seja ela pública ou privada.
Em consonância com os Critérios de Excelência do Prêmio Nacional da Qualidade – PNQS, o PQES pretende estimular as empresas localizadas no Estado do Espírito Santo a se habilitarem, através de ciclos sucessivos de aprendizagem, a avaliar e melhorar o seu modelo de gestão usando como instrumento o compêndio Compromisso com a Excelência Nível I – 250 pontos e Rumo à Excelência Nível II – 500 pontos, que determinam a complexidade dos Critérios de Excelência para avaliação do desempenho e diagnóstico organizacional.
Sob a forma de premiação, são reconhecidas as organizações que demonstrarem esforços efetivos direcionados ao bom desempenho do seu modelo de gestão, e cujas ações resultem em racionalidade do processo produtivo, melhoria dos níveis de qualidade e produtividade dos produtos e serviços, maior satisfação dos clientes e dos funcionários e das demais partes interessadas.
Desde 1999, a Cesan participa de premiações, candidatando Unidades da Empresa no nível nacional e local, baseados no Modelo de Excelência da Gestão (MEG), um modelo sistêmico com o benefício de buscar a estruturação e o alinhamento dos componentes da gestão das organizações sob a ótica de um sistema.
O Modelo de Excelência de Gestão (MEG) compreende oito Critérios de Excelência: Liderança, Estratégias e Planos, Clientes, Sociedade, Informações e Conhecimento, Pessoas, Processos e Resultados.