26.6 C
Vitória
quarta-feira, 1 dezembro, 2021

Centrorochas e Sindirochas sob nova gestão

Tales Machado e Ed Martins André são, respectivamente, os novos presidentes do Centrorochas e do Sindirochas 

Por Samantha Dias 

Tales Machado e Ed Martins André são, respectivamente, os novos presidentes do Centro Brasileiros dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas) e do Sindicato das Indústrias de Rochas Ornamentais, Cal e Calcários do Espírito Santo (Sindirochas). 

O Espírito Santo é o maior estado exportador do país, sendo responsável por cerca de 82% de todas as rochas ornamentais enviadas para o mercado internacional. Recentemente, o Governo Federal definiu alíquota unificada de 1% do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) sobre os itens destinados à pavimentação ou revestimento com origem de rochas ornamentais e cerâmica. Até então, produtos elaborados a partir de rochas estavam sujeitos à incidência da alíquota de 5%, que vigorava desde 2003

A posse, que aconteceu no último dia 27, contou com a presença do Secretário Especial de Fazenda do Ministério da Economia, Bruno Funchal, que traçou um panorama sobre a economia nacional e como o cenário influencia o setor de rochas ornamentais brasileiro e capixaba.  

Centrorochas

Tales Machado era o presidente do Sindirochas e assumiu o Centrorochas em substituição a Frederico Robison. Vice-presidente na gestão anterior, Fabio Cruz, segue na posição e atuará junto ao novo presidente e conselheiros eleitos, 22 no total. 

“Temos atuado para acabar com as diferenças que existiam no setor, tivemos conquistas, mas ainda temos muito a entregar. O setor de rochas iniciou uma nova fase com a assinatura do convênio setorial firmado entre o Centrorochas e a Apex-Brasil. Mas, além da promoção das rochas brasileiras no exterior, faz parte do nosso radar uma atuação focada no mercado interno e desenvolvimento de atividades voltadas aos especificadores. Também vamos continuar trabalhando pela união do setor e maior participação das empresas em todas as ações”, destacou Tales Machado.

Sindirochas 

Segundo o novo presidente, o empresário Ed Martins André, o Conselho do Sindirochas dará continuidade à linha de trabalho seguida até então. “Seguiremos trabalhando de forma efetiva nos assuntos pertinentes ao segmento de rochas ornamentais do Espírito Santo, visando o fortalecimento das atividades e o desenvolvimento de toda cadeia produtiva de rochas”, reforçou Ed Martins.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade