23.9 C
Vitória
quarta-feira, 25 maio, 2022

Centro em Viana vai formar profissionais para o setor de cerveja artesanal

Representantes da prefeitura de Viana, da Aderes e do Ifes assinaram termo de compromisso. Foto: Victor de Andrade/Prefeitura de Viana

Viana terá um centro voltado para a formação de profissionais que queiram atuar na fabricação e nos serviços especializados na comercialização de cervejas artesanais.

Por Amanda Amaral 

O município dá mais um passo para a consolidação do Polo de Cerveja Artesanal com a implantação do Centro de Formação Profissional do Polo Capixaba de Cervejas Artesanais (Tecnocerva).

A Prefeitura de Viana assinou um termo de compromisso com a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) e o Instituto Federal do Espirito Santo (Ifes), na quinta-feira (11), para a criação do Centro.

A ideia é suprir a crescente demanda por mão-de-obra qualificada do mercado de cervejas artesanais do Estado. Nos últimos anos, o setor tem experimentado um crescimento acima da média nacional e conta atualmente com mais de 50 cervejarias.

O prefeito Wanderson Bueno comemora o acordo firmado e projeta um desenvolvimento econômico no município por meio do crescimento do setor de produção de cervejas artesanais.

“Este centro de formação vai trazer capacitação, tecnologia e desenvolvimento industrial, apoiando a retomada econômica e fomentando o agroturismo da cidade”, pontuou o prefeito.

Escola

O centro terá ainda uma Fábrica Escola com todos os equipamentos necessários para fabricação de cervejas, como sala de brassagem (maceração), tanque de água quente, tanques de fermentação, câmara fria e outros equipamentos.

A escola será instalada na Escola Municipal Unidocente de Ensino Fundamental (Emuef) Deoclides Pereira, localizada em Pedra da Mulata, região rural de Viana.

Além da concessão do espaço onde o centro de formação será implantado, a Prefeitura ainda vai auxiliar na gestão. Os equipamentos e a reforma do espaço serão financiados pela Aderes, enquanto fica a cargo do Ifes a responsabilidade da gestão pedagógica e desenvolvimento de pesquisas.

 

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade