28.2 C
Vitória
quarta-feira, 1 abril, 2020

Centro de especialidades de Vila Velha aberto aos sábados

Leia Também

Suspenso reajuste de medicamentos por 60 dias

A medida provisória publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) que suspende o reajuste dos medicamentos em até 60 dias.

Como evitar o contágio do coronavírus por meio de cédulas e moedas?

Assim como lavar as mãos e cobrir nariz e boca ao tossir e espirrar, outras medidas podem ajudar a evitar a propagação do novo coronavírus.

Exército constrói hospital com mais de 1 mil leitos

O Exército quer desafogar as unidades do sistema público de saúde e levar aos pacientes infectados com a Covid-19, e casos suspeitos da doença para o local.

Livros disponibilizados gratuitamente. Confira como acessar!

A Amazon, em parceria com autores, liberou o acesso às obras mais clássicas da literatura. Basta fazer o download e lê-los onde quiser!

A Secretaria de Saúde de Vila Velha, antecipando as ações do Outubro Rosa, movimento internacional de luta contra o câncer feminino, está realizando o exame preventivo das servidoras da Saúde durante os sábados de setembro, no Centro Municipal de Atenção Secundária Cemas Mais Saúde, na Praia da Costa. O objetivo é antecipar as ações do Outubro Rosa e, ao mesmo tempo, lembrar as profissionais da área sobre a necessidade de separar um tempo para cuidar da própria saúde.

Muitas vezes, o ditado que diz que “em casa de ferreiro o espeto é de pau” é verdade para profissionais como médicos, enfermeiros, auxiliares e outros trabalhadores da área, que, todos os dias, cuidam dos pacientes, mas acabam se esquecendo da própria saúde. No caso das mulheres, o preventivo é adiado por anos por quem sabe bem da importância que o exame tem para a prevenção do câncer de mama e de colo de útero.

Uma das mastologistas do Cemas Mais Saúde, ginecologista especializada no tratamento das mamas, Neuzimar Rodolfo Serafim, explicou que, das servidoras examinadas no último sábado (03), todas estavam há muitos anos sem realizar o preventivo. “A que tinha menos tempo, realizou o exame há quatro anos”, afirmou. Para a doutora, quanto mais precoce for o diagnóstico maiores são as chances de cura. “Se descobrimos cedo, a lesão é retirada rapidamente”, explicou.

Para a médica, o ritmo de vida moderno tem colocado a mulher, cada vez mais, no grupo de risco. “A vida sedentária, o estresse, o cigarro e a bebida são fatores que podem desencadear o câncer de mama”, explicou. Por isso, é tão importante incluir os exames preventivos no calendário anual de atividades.

Dulcilene de Souza, que é servidora da Saúde de Vila Velha há sete anos e trabalha atualmente no Cemas Mais Saúde, aprovou a iniciativa. “É uma oportunidade de a servidora ser avaliada. Estamos sempre cuidado dos outros e não temos essa oportunidade de cuidar da gente mesmo”, disse. Para ela, dispor de atenção de um profissional qualificado como os do Cemas é um privilégio, tanto para as servidoras quanto para as munícipes de Vila Velha.

Além do exame do colo de útero, as servidoras passarão pelo exame de toque das mamas e mamografia, nos casos indicados. Além disso, passarão por exame clínico, voltado para análise geral das condições de saúde.

Outubro Rosa
Em outubro, por sua vez, os mesmos exames serão estendidos a todas as munícipes de Vila Velha nas unidades de saúde, que estarão abertas aos sábados facilitando o acesso aos serviços, sobretudo, para as mulheres trabalhadoras.

Neste ano, dentro das ações do Outubro Rosa, a novidade será o lançamento da Rede da Mulher, com programação mais completa. Além de uma grande caminhada pelas ruas da cidade, no dia 29 de outubro, o Vila Cidadã, evento da Prefeitura que leva serviços às comunidades, terá uma edição especial voltada para a mulher. O evento acontecerá no dia 15 de outubro, na região dos bairros Glória e Jaburuna.

O que é a Rede da Mulher?
A Secretaria de Saúde de Vila Velha tem como prioridade reduzir indicadores de saúde; entre eles, a mortalidade maternoinfantil e a incidência de câncer entre as mulheres. Esse trabalho de prevenção é feito por meio das redes de assistência à saúde, que possuem suas ramificações nas unidades de saúde do município oferecendo exames preventivos e tratamento (no caso do diagnóstico já comprovado) às mulheres de todas as faixas etárias.

Quais são os serviços oferecidos na unidade de saúde?
Esses tratamentos incluem desde o período de gestação, com o pré-natal, passando pelos cuidados com o bebê após o nascimento, como vacinação e aleitamento materno. Incluem ainda, na unidade básica, a consulta com ginecologista, obstetra, clínica médica e pediatria.

Há serviços especializados?
A rede de atendimento à mulher, em Vila Velha, oferece também atendimento especializado, que é realizado no Centro Municipal de Atenção Secundária Mais Saúde, na Praia da Costa. O novo centro oferece às mulheres acompanhamento da gravidez de alto-risco e follow-up (acompanhamento dos bebês de gestão de alto-risco e especiais), diagnóstico precoce de câncer, com patologia mamária e cervical (detecção do câncer de mama e de colo do útero), ginecologia infantopuberal, gravidez na adolescência, climatério (acompanhamento da menopausa) e planejamento familiar.

O Cemas Mais Saúde oferece especialidades para as crianças, como neuropediatria, fonoaudiologia, psicólogo e cirurgião pediátrico. Além de exames especializados, como mamografia, ultrassonografia, raios-x digital, ecocardiograma, eletrocardiograma e teste de esforço.

Publicidade

ES Brasil Digital

ES Brasil 174
Continua após publicidade

Fique por dentro

Como proteger os dispositivos e garantir uma navegação segura

No dia em que se comemora o Dia da Internet Segura, especialista em tecnologia dá dicas para evitar violações na rede ao utilizar o...

Ibovespa caminha para pior mês desde 1998

Na tarde de hoje (31), Ibovespa acumulava em março perda de cerca de 28%, que se mantida representará o pior desempenho mensal desde 1998.

Dicas gratuitas para superar a crise econômica da Covid-19

Evento trará estratégias e ações com os participantes para sobreviver à crise econômica e ter sucesso no pós-crise causada pela doença.

Negociação é o caminho para aluguel de pontos comerciais

A negociação com responsabilidade pressupõe real demonstração das consequências da crise e percepção recíproca para encontrar um ponto de equilíbrio das partes.

Vida Capixaba

Camerata Sesi apresenta a live: “Café com Maestro”

Com o tema “Os benefícios da música na educação musical”, o maestro Leonardo David convida a musicista Fabi Cruz para a live nesta quarta (01), às 17h

Sesi Cultura Online: Nano Vianna e André Prando

Para estrear as lives do Sesi Cultura online, dois ícones da música capixaba estarão se apresentando hoje. André Prando e Nano Vianna

Podcasts para empreendedores ouvirem durante o isolamento social

Uma das opções para o período de isolamento social é ouvir podcasts, formato que ganhou o gosto do brasileiro:em 2019. Veja as dicas!

Participe da 3ª Corrida Amaes Azul!

A corrida em solidariedade a causa do autismo tomará a 3ª Ponte, num trajeto de 10.800 km entre Vitória e Vila Velha. Será no dia 19 de julho
Continua após publicidade