Laudo da PM impediu o Gigante da Colina de mandar o clássico regional em São Januário
Por Otávio Gomes*
O clássico entre Vasco e Fluminense, marcado para 10 de agosto, às 21h30, será realizado no Estádio Olímpico Nilton Santos. Local e horário do confronto foi divulgada no site da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) nesta terça (30).
As negociações para o aluguel do espaço duraram cerca de um mês. A direção do Vasco da Gama, que detêm o mando de campo, tentou sem sucesso levar a partida para o Maracanã, e até o Kléber Andrade, em Cariacica, foi cogitado. O Botafogo, que havia negado ceder o espaço, voltou atrás.
O clássico não pode ser mandado em São Januário, casa do Vasco, devido a laudo do Batalhão Especial de Policiamento em Estádios (Bepe), da Polícia Militar (PM) do Rio de Janeiro. Segundo a PM, características do trânsito e a e a “capilaridade da região” onde fica o estádio cruzmaltino possibilita a emboscada de rivais e fuga de torcedores violentos. A corporação justifica a realização de partida entre Vasco e Botafogo, realizada em 29 de junho no mesmo local, em razão do “ambiente de boa convivência e sem um histórico de confrontos entre as torcidas de Vasco e Botafogo”.
Em 2023, o Niltão também recebeu o Clássico dos Gigantes, com mando de campo do Vasco. Na ocasião, o time treinado por Ramon Diaz superou o Tricolor Carioca por 4 a 2.
O jogo entre Vasco da Gama e Fluminense é válido pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2024.
*Sob supervisão de Erik Oakes