22.1 C
Vitória
sexta-feira, 19 abril, 2024

Catalunha poderá declarar a independência este fim de semana

No último domingo (1º), 90% da população votou a favor da independência catalã, somando cerca de 2 milhões de pessoas.

O presidente catalão, Carles Puigdemont, afirmou que poderá declarar a independência da Catalunha no fim desta semana. A afirmação foi feitas à inglesa BBC, nesta terça-feira (3). Pouco antes, o Rei Filipe VI da Espanha fez um pronunciamento pela televisão a toda a população do país. O monarca considera que o governo catalão agiu com “deslealdade inadmissível”.

No último domingo (1º), cerca de 2 milhões de pessoas votaram a favor da independência catalã. Isso representa 90% da população. O governo espanhol afirma que o referendo foi ilegal e que não reconhecerá o processo. As informações são da Agência Brasil.

- Continua após a publicidade -

“Vamos declarar independência 48 horas depois de contabilizados todos os resultados oficiais. Isso provavelmente estará terminado assim que tenhamos todos os votos dos estrangeiros no fim da semana, e assim agiremos provavelmente durante o fim desta semana ou no início da próxima”, afirmou Puigdemont. O presidente catalão fará nova declaração na noite desta quarta-feira (4).

O Parlamento Europeu se reunirá na tarde desta quarta-feira com o vice-presidente da Comissão Europeia, Frans Timmermans. A intenção é debater sobre a constituição, o Estado de Direito e os direitos fundamentais na Espanha. O presidente catalão já declarou que espera que a União Europeia se envolva como mediadora do conflito. Ele disse à BBC que acha “muito decepcionante” que a UE não tenha escutado o povo catalão.

No entanto, a Comissão Europeia voltou a afirmar que a crise na Catalunha é questão interna da Espanha. Ao que parece, não tem intenção de mediar o conflito.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA