28.3 C
Vitória
terça-feira, 16 abril, 2024

Casagrande vai recorrer ao STF após a primeira derrota do Fundap

Casagrande vai recorrer ao STF após a primeira derrota do FundapNo início da tarde da última terça-feira (10), a Comissão do Senado rejeitou o pedido de inconstitucionalidade do fim do Fundap. O projeto agora segue para a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). O relatóro será apreciado e votado na próxima terça-feira.
O governador Renato Casagrande admitiu, em entrevista a Rádio CBN, para o jornalista Rodrigo Lira, que se não tiver sucesso com a tramitação da matéria do Fundo para Desenvolvimento das Atividades Portuárias (Fundap), no Senado, vai recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Casagrande admitiu ainda que é difícil reverter a votação. “Hoje nós sofremos uma derrota na Comissão de Constituição e Justiça do Senado. O Governo Federal está insensível com relação a esta matéria. O Governo está achando que essa mudança de aliquota de ICMS de 12% para 4% vai resolver o problema da indústria nacional, não vai, não vai ajudar o Brasil e vai prejudicar o Espírito Santo, Santa Catarina e Goiás”, ponderou.
O governador busca cooperação junto aos senadores de outros Estados, já que, segundo ele, falta solidariedade ao Governo Federal. “Nós não temos força de negociação, em termos de força numérica . A nossa força está na capacidade de diálogo com os senadores buscando capacidade de cooperação federativa. Nós estamos aqui, apelando para os senadores, uma vez que nós não estamos conseguindo solidariedade do Governo Federal. O Governo está sendo insensível, pegou essa bandeira política de reduzir o ICMS achando que vai atender a indústria nacional. O problema da industria é o “Custo Brasil” e a nossa moeda desvalorizada. O Governo pegou essa bandeira e quer entregar essa vitória a algumas representações da indústria nacional.

- Continua após a publicidade -

Transição
Casagrande espera que o Governo Federal não acabe com o Fundap de imediato, e espera por um modelo de transição. “Vamos acabar com o Fundap? Que não seja em uma morte súbita, que seja em um processo de transição para dar tempo do Governo Federal fazer investimentos em infraestrutura no nosso Estado. O Governo nos deve um aeroporto, um Porto mais eficiente e uma rodovia mais segura”, finalizou.

Texto: Ridrigo Lira
Rádio CBN Vitória

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA