Dispositivo ajuda no reconhecimento de palavras e objetos por crianças e adolescentes que sofrem de baixa visão
Por Otávio Gomes*
O governador do Estado, Renato Casagrande, realizou a entrega de 54 óculos inteligentes na manhã desta quinta-feira (1º). Os modelos OrCam MyEye 2.0 vem equipados com tecnologia assistiva para auxiliar alunos com deficiência visual e dificuldades de leitura.
Ao todo, 54 unidades do dispositivo foram adquiridas por meio das Secretarias da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) e da Educação (Sedu), pelo valor total R$ 924 mil. Os óculos serão distribuídos para alunos da rede pública estadual, Centros Estaduais de Educação Técnica (CEETs) e unidades do Centros de Referência das Juventudes (CRJs) em diversos municípios.
“Os óculos ajudam as pessoas com deficiência visual a terem mais autonomia. Estamos começando com 54 unidades, que serão entregues para alunos cegos ou com baixa visão da rede estadual, além de contemplar nossas escolas técnicas e cada um dos CRJs. Também vamos entregar um para o Instituto Braille. É muito importante investir em inovação e tecnologia e poder melhorar a vida das pessoas”, afirmou Casagrande.
Inclusão e qualidade de vida
A tecnologia oferecida pelos modelos OrCam MyEye é capaz de ler textos em voz alta, identificar rostos, reconhecer produtos, identificar cores e cédulas, sem a necessidade de uma conexão com a internet. O dispositivo, que pesa apenas 22,5 gramas e mede 7,6 cm por 2,1 cm, também facilita a identificação de obstáculos e ajuda no desenvolvimento de pessoas com dislexia e dificuldades de leitura.
“Com essa tecnologia, nossos estudantes com deficiência visual terão mais autonomia e independência, o que transformará suas experiências na escola e no dia a dia. Os ‘óculos inteligentes’ são mais do que apenas uma ferramenta tecnológica; eles são um passo importante para garantir que cada aluno tenha acesso ao conhecimento e às oportunidades que merecem. Esse recurso é um ganho enorme para a autoestima e o desenvolvimento pessoal dos alunos”, pontuou o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas.
Segundo o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, a popularização do uso do óculos será uma é uma revolução no auxílio à inclusão
“Essa tecnologia poderá ajudá-los muito em um processo de autonomização. Então é uma felicidade hoje fazer essa entrega simbólica, junto ao governador, e lembrando que, em apoio com a empresa responsável, fizemos a formação junto aos professores de Atendimento Educacional Especializado (AEE), em nove das 11 Superintendências Regionais de Educação, que são as que atendemos alunos cegos. A formação teve como objetivo repassar informações acerca dessa tecnologia para que os professores soubessem todo o potencial pedagógico que essa tecnologia assistida tem”, comentou o secretário.
*Sob supervisão de Erik Oakes