24.4 C
Vitória
terça-feira, 17 DE setembro DE 2024

Casagrande entrega óculos inteligentes para alunos com deficiência visual

Dispositivo ajuda no reconhecimento de palavras e objetos por crianças e adolescentes que sofrem de baixa visão

Por Otávio Gomes*

O governador do Estado, Renato Casagrande, realizou a entrega de 54 óculos inteligentes na manhã desta quinta-feira (1º). Os modelos OrCam MyEye 2.0 vem equipados com tecnologia assistiva para auxiliar alunos com deficiência visual e dificuldades de leitura.

- Continua após a publicidade -

Ao todo, 54 unidades do dispositivo foram adquiridas por meio das Secretarias da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) e da Educação (Sedu), pelo valor total R$ 924 mil. Os óculos serão distribuídos para alunos da rede pública estadual, Centros Estaduais de Educação Técnica (CEETs) e unidades do Centros de Referência das Juventudes (CRJs) em diversos municípios.

“Os óculos ajudam as pessoas com deficiência visual a terem mais autonomia. Estamos começando com 54 unidades, que serão entregues para alunos cegos ou com baixa visão da rede estadual, além de contemplar nossas escolas técnicas e cada um dos CRJs. Também vamos entregar um para o Instituto Braille. É muito importante investir em inovação e tecnologia e poder melhorar a vida das pessoas”, afirmou Casagrande.

Inclusão e qualidade de vida

A tecnologia oferecida pelos modelos OrCam MyEye é capaz de ler textos em voz alta, identificar rostos, reconhecer produtos, identificar cores e cédulas, sem a necessidade de uma conexão com a internet. O dispositivo, que pesa apenas 22,5 gramas e mede 7,6 cm por 2,1 cm, também facilita a identificação de obstáculos e ajuda no desenvolvimento de pessoas com dislexia e dificuldades de leitura.

“Com essa tecnologia, nossos estudantes com deficiência visual terão mais autonomia e independência, o que transformará suas experiências na escola e no dia a dia. Os ‘óculos inteligentes’ são mais do que apenas uma ferramenta tecnológica; eles são um passo importante para garantir que cada aluno tenha acesso ao conhecimento e às oportunidades que merecem. Esse recurso é um ganho enorme para a autoestima e o desenvolvimento pessoal dos alunos”, pontuou o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas.

LEIA MAIS
170 alunos da rede estadual foram selecionados para intercâmbio nos EUA, Canadá e Chile 170 alunos da rede estadual foram selecionados para intercâmbio nos EUA, Canadá e Chile - Participantes receberam bolsas para Curso Intensivo de Línguas, seguro saúde e ajuda de custo mensal de US$ 400,00 para despesas do governo capixaba
ES lançará portal com 580 serviços do governo em um único site até 2026 ES lançará portal com 580 serviços do governo em um único site até 2026 - Com o uso de inteligência artificial, a nova plataforma digital permitirá que os cidadãos acessem todos os serviços governamentais de forma simples e unificada

Segundo o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, a popularização do uso do óculos será uma é uma revolução no auxílio à inclusão

“Essa tecnologia poderá ajudá-los muito em um processo de autonomização. Então é uma felicidade hoje fazer essa entrega simbólica, junto ao governador, e lembrando que, em apoio com a empresa responsável, fizemos a formação junto aos professores de Atendimento Educacional Especializado (AEE), em nove das 11 Superintendências Regionais de Educação, que são as que atendemos alunos cegos. A formação teve como objetivo repassar informações acerca dessa tecnologia para que os professores soubessem todo o potencial pedagógico que essa tecnologia assistida tem”, comentou o secretário.

*Sob supervisão de Erik Oakes

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA