28.3 C
Vitória
terça-feira, 10 DE dezembro DE 2024

Casagrande comenta vitória de Trump nos Estados Unidos

Governador Renato Casagrande fez alerta para pautas climáticas após vitória de Trump contra Kamala Harris

Por Robson Maia

Donald Trump, 78 anos, foi eleito nesta quarta-feira (6) o 47º presidente americano. O republicano atingiu o número de 277 delegados no Colégio Eleitoral, dos 270 necessários para garantir a vitória. O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, do PSB, comentou sobre o resultado da disputa no país norte-americano.

Com pautas anti-climáticas, Trump venceu em estados considerados “cruciais” para a vitória na disputa antes desenhada como acirrada contra a Democrata Kamala Harris. Em linha inversa, com intensa defesa de pautas ligadas à defesa do meio ambiente e mudanças climáticas, Casagrande alertou para o que a vitória dos Republicanos pode implicar.

“A vitória de Donald Trump nos EUA, sem compromisso claro com ações de mitigação dos impactos das mudanças climáticas, exigirá uma resposta firme dos estados subnacionais americanos, que precisarão liderar a transição energética e adotar medidas de adaptação”, escreveu Casagrande no X.

- Publicidade -
Casagrande comenta vitória de Trump nos Estados Unidos
Trump venceu Kamala Harris com boa margem – Foto: AFP

Trump é considerado por especialistas um “negacionista” nas questões ambientais e climáticas. A vitória do magnata é vista como uma ameaça para os acordos firmados pelos países ao longo dos últimos anos, sobretudo os com os Estados Unidos na gestão Joe Biden, do Democratas.

Um dos principais pontos de impacto no Brasil, de acordo com os especialistas da pauta ambiental, é o afastamento dos Estados Unidos de medidas como o financiamento do Fundo Amazônia e de ações da chamada transição energética.

O chamado G20 discute neste ano, entre outros pontos, a transição energética e o desenvolvimento sustentável. O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, tem defendido que os líderes globais discutam formas de financiar ações de proteção do meio ambiente e combate às mudanças climáticas.

LEIA MAIS
barroso_câmaras_pm_sp Barroso determina uso obrigatório de câmeras pela PM de SP - 'Há falhas reiteradas no uso das câmeras em operações e descumprimento dos protocolos de acionamento dos dispositivos', justificou o ministro na decisão
governo_decreto_estatais Governo Lula anuncia mudanças sobre governança de estatais - A ministra Esther Dweck afirmou três decretos envolvendo mudanças na governança das estatais foram assinados nesta segunda (9)

A vitória de Trump

A vitória em Wisconsin, considerado um dos estados chave, deu 10 votos do Colégio Eleitoral a Trump, que chegou a 277 delegados.

Quatro anos após a derrota para Joe Biden, quando buscava a reeleição, o republicano volta a comandar a maior potência militar do planeta. O ex-magnata do mercado imobiliário de luxo retornou à Casa Branca depois de conseguir mobilizar e reorganizar seu eleitorado mesmo após virar réu em quatro processos e ser condenado em um deles.

Trump será o primeiro presidente dos Estados Unidos a ter sido condenado criminalmente, pois foi considerado culpado por um Tribunal de Nova York, em maio, de 34 acusações relacionadas a pagamentos feitos para uma ex-atriz pornô silenciar sobre o caso que tiveram.

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 224

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Publicidade -

Política e ECONOMIA