O navio-plataforma Maria Quitéria saiu da China em maio e nos próximos dias estará no campo de Jubarte para iniciar as operações
Por Kikina Sessa
Com capacidade para produzir 100 mil barris de óleo e processar 5 milhões de metros cúbicos de gás por dia, o navio-plataforma Maria Quitéria deve entrar em operação nos próximos dias no campo de Jubarte, localizado no pré-sal da Bacia de Campos, litoral Sul do Espírito Santo.
De acordo com informação do governador Renato Casagrande em postagem na rede social X, a informação foi dada pela presidente da Petrobras. “Recebi a excelente notícia da presidente da Petrobras, Magda Chambriard, de que o navio plataforma Maria Quitéria chegará nos próximos dias ao Brasil e irá direto para o campo de Jubarte, em nosso estado. A unidade tem capacidade de produzir 100 mil barris de óleo por dia e processar 5 milhões de metros cúbicos de gás por dia. Esse reforço vai impulsionar a produção no nosso estado, potencializando cada vez mais o nosso desenvolvimento”.
Isso vai permitir que o Espírito Santo retorne ao nível de 300 mil barris/dia, mas em anos anteriores chegou a 400 mil. “Temos que trabalhar para aproveitar esse petróleo até 2035/2040”, disse o consultor Durval Vieira de Freitas, lembrando que com a transição energética novas alternativas vão surgir e o petróleo é importante para o PIB do Espírito Santo.
Durval lembra, inclusive, que isso será tema de palestra na Mec Show, que acontece nesta semana no Pavilhão de Carapina. “Teremos palestras abordando o futuro do petróleo e gás offshore e a situação do onshore no Estado e como melhorar a recuperação da produção desse petróleo que nós temos. Hoje, está em 23% a recuperação desse petróleo, mas novas tecnologias permitem chegar a 35%”.
O navio-plataforma Maria Quitéria é do tipo FPSO (unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência, da sigla em inglês) e incorpora tecnologias de ponta para reduzir emissões de carbono e aumentar a eficiência, estabelecendo novos padrões.
A Yinson Production foi escolhida para desenvolver o FPSO Maria Quitéria pela Petrobras em novembro de 2021 e os trabalhos de conversão começaram em 25 de janeiro de 2022. É o terceiro FPSO da Yinson Production destinado ao Brasil, seguindo o FPSO Anna Nery, que está operando para a Petrobras desde maio de 2023, e o FPSO Atlanta, que começa a produção para a Enauta neste mês de agosto.