22.1 C
Vitória
segunda-feira, 27 junho, 2022

Casa Porto: Exposição fotográfica abre temporada de seminários

A exposição "Cidades (In)visíveis" fica em cartaz na Casa Porto, Vitória, até o dia 06 de abril. Foto: Divulgação/Mosaico Fotogaleria

Durante os encontros, Tadeu Bianconi receberá convidados de diversas áreas para falar sobre a ótica da exposição

A exposição “Cidades (In)visíveis”, do acervo fotográfico de Tadeu Bianconi, com curadoria de Fernando Pessoa e projeto educativo de Juliana Pessoa, está em cartaz na Casa Porto, Vitória, até o dia 06 de abril.

Mas para incrementar as visitas, todas as quartas-feiras, às 19 horas, acontecerá até o dia 16 de março o seminário “Porto de Ideias”. Ao todo serão cinco encontros, em que o artista responsável pela exposição fotográfica receberá convidados, de diversas áreas de conhecimento, para dialogar sobre assuntos que permeiam a temática da exposição.

Seminário On-line

Os bate-papos terão como tema central “A exposição ‘Cidades (In)visíveis’ sob a ótica da arte”. “Nosso seminário anteriormente aconteceria em um único dia, nas dependências da Casa Porto, porém, devido à pandemia, tivemos de transformá-lo em um evento de cinco dias em formato on-line. A vantagem é que, agora, podemos proporcionar a participação de pessoas que não moram no município e também aquelas que possuem algum tipo de dificuldade de deslocamento”, afirmou Tadeu.

Os encontros do seminário “Porto de Ideias” contarão com nomes de peso do cenário artístico cultural do Espírito Santo. Entre eles, estão: Adriana Viana, Ricardo Luís Silva, Tarcísio Bahia, Adilson Vilaça e Ekkehard Grote. Os seminários terão formato on-line. Para participar, não é necessária inscrição prévia. Basta acessar o canal Youtube da Mosaico, nos dias e horários marcados.

Cidades (In)visíveis

A exposição “Cidades (In)visíveis”, que recebe o apoio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), segue aberta de segunda a sexta-feira, das 10 às 19 horas, e sábados, das 10 às 14 horas.

A mostra traz uma visão de cidades, a partir de um diálogo entre as fotografias de rua e fragmentos do livro “As Cidades Invisíveis”, do escritor Italo Calvino. As 128 fotografias da exposição foram produzidas ao longo de mais de 30 anos, a partir de viagens que o fotógrafo Tadeu Bianconi fez por diversas cidades do mundo e que estão agora reunidas em um mesmo espaço.

Temporada na Alemanha

O artista revela que, ao longo dos anos, suas vivências pelas cidades formaram um caderno de anotações fotográficas que agora se apresentam em uma exposição que propõe às pessoas enxergarem as cidades sob a sua própria visão de mundo, sem delimitação de tempo, ordem, espaço ou hierarquia.

“Comecei a ter um outro olhar sobre as cidades após uma temporada na Alemanhã com o fotógrafo Ekkehard Grote. Passei a andar, parar, observar e sentir todo o movimento ao meu redor, enxergando a cidade fora do condicionamento, do utiliário”, explica Bianconi.

Sobre o artista

Tadeu Bianconi é fotógrafo e artista visual capixaba. Conheceu a fotografia na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) quando cursava Publicidade e Propaganda, mas aprofundou-se nesta arte, por meio de cursos, pesquisas e estudos, em sua estadia na Alemanha na década de 1980.

Como fotógrafo independente, já publicou três livros, dois somente com imagens do Espírito Santo, e colaborou com outras dezenas de publicações, como o Catálogo do Artesanato Capixaba e Expedição Capixaba e o livro “Expedição Capixaba.

Uma viagem pitoresca e fotográfica pelo Espírito Santo”, do qual também é autor. Participou de diversas exposições no Espírito Santo, além de mostras na Alemanha, Áustria, Noruega, França, Bulgária e México. Professor de fotografia, hoje é sócio da Mosaico Fotogaleria, uma galeria especializada na arte da fotografia.

Protocolos

No interior da Casa Porto, o uso de máscaras e a utilização de álcool em gel são obrigatórios. O agendamento prévio não é necessário, porém, o número de visitantes é controlado no local.

Mais informações:

Seminário: Porto de Ideias

Datas: 16 e 23 de fevereiro e 09 e 16 de março
Horário: Sempre às 19 horas.
Onde: Youtube da Mosaico

Exposição “cidades (in) visíveis”

Data: De quinta-feira (06) até 06 de abril de 2022
Local: Casa Porto das Artes Plásticas
Endereço: Praça Manoel Silvino Monjardim, 66, Centro, Vitória.
Horário: Abertura – das 17h às 21h
Visitação: Terça a sexta-feira, das 10h às 19h. Sábados das 10h às 14h.
Agendamento de grupos: [email protected]
Entrada franca e classificação livre

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade