22.1 C
Vitória
quinta-feira, 18 agosto, 2022

Casa Porto: Exposição fotográfica abre hoje a temporada de 2021

A exposição apresenta 128 fotografias produzidas ao longo de 30 anos. Foto: Divulgação/Mosaico Fotogaleria

O capixaba Tadeu Bianconi é o responsável pela exposição fotográfica com cenas de várias cidades do mundo na Casa Porto

Nesta quinta-feira (06), a partir das 17 horas, a Casa Porto das Artes Plásticas, Vitória, abre as portas para a exposição “cidades (in) visíveis”, do fotógrafo capixaba Tadeu Bianconi. Na mostra, os capixabas poderão conferir fotografias de cenas de várias cidades do mundo. A curadoria é de Fernando Pessoa.

A mostra traz uma visão de cidades, a partir de um diálogo entre as fotografias de rua e fragmentos do livro “As Cidades Invisíveis”, do escritor Italo Calvino. As 128 fotografias da exposição foram produzidas ao longo de mais de 30 anos, a partir de viagens que o fotógrafo fez por diversas cidades do mundo e que estão agora reunidas em um mesmo espaço.

Cenas Urbanas

“Bianconi conheceu diversos países, sempre fotografando suas cenas urbanas. Com um olhar atento, suas fotos capturam os segredos ocultos dos lugares por onde passa. Calvino, por sua vez, conta em seu livro o invisível das urbes. Como são dois pescadores de cidades que capturam o oculto de suas ruas, esta exposição propõe um diálogo entre a fotografia de Tadeu Bianconi e a literatura de Italo Calvino”, explicou Pessoa.

Segundo Tadeu Bianconi, ao longo dos anos, suas vivências pelas cidades formaram um caderno de anotações fotográficas que agora se apresentam em uma exposição que propõe às pessoas enxergarem as cidades sob a sua própria visão de mundo, sem delimitação de tempo, ordem, espaço ou hierarquia.

Temporada na Alemanha

“Comecei a ter um outro olhar sobre as cidades após uma temporada na Alemanhã com o fotógrafo Ekkehard Grote. Passei a andar, parar, observar e sentir todo o movimento ao meu redor, enxergando a cidade fora do condicionamento, do utiliário”, explica Bianconi.

De acordo com o curador, “esse diálogo entre imagem e literatura pretende unificar um sentido simultaneamente visual e discursivo, no qual a fotografia perde a sua referência factual, e a literatura, o seu caráter narrativo – e ambas ganham um sentido poético.”

A mostra apresenta uma visão poética de diferentes cidades. Foto: Divulgação/Mosaico Fotogaleria

A mostra “cidades (in) visíveis” fica em exposição até o dia 6 de abril, na Casa Porto das Artes Plásticas, localizada no Centro de Vitória. As visitas podem ser feitas de terça a sexta-feira, das 10h às 19h, e aos sábados, das 10h às 14h. A entrada é gratuita e a classificação, livre. É importante lembrar que o uso de máscara é obrigatório durante a visita.

Atividades educativas

A exposição faz parte de um projeto maior, inscrito no edital de ocupação da Casa Porto das Artes Plásticas em 2019, que devido à pandemia precisou ser adiado.

O projeto conta ainda com uma série de atividades educativas: o Porto Educação, com visitas mediadas para grupos previamente agendados; o Porto Comunidade, com ações programadas para os sábados e um minicurso de Mobgrafia; e o Porto de Ideias, um seminário semipresencial.

O cronograma das atividades será divulgado no site da Mosaico Fotogaleria (https://mosaicofotogaleria.com.br/eventos/) e nas redes sociais da galeria (@mosaicofotogaleria) e do artista Tadeu Bianconi (@tadeubianconi).

Sobre o artista

Tadeu Bianconi é fotógrafo e artista visual capixaba. Conheceu a fotografia na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) quando cursava Publicidade e Propaganda, mas aprofundou-se nesta arte, por meio de cursos, pesquisas e estudos, em sua estadia na Alemanha na década de 1980.

Bianconi sempre foi um fotógrafo independente, já publicou três livros, dois somente com imagens do Espírito Santo, e colaborou com outras dezenas de publicações, como o Catálogo do Artesanato Capixaba e Expedição Capixaba e o livro “Expedição Capixaba. Uma viagem pitoresca e fotográfica pelo Espírito Santo”, do qual também é autor. Participou de diversas exposições no Espírito Santo, além de mostras na Alemanha, Áustria, Noruega, França, Bulgária e México. Professor de fotografia, hoje é sócio da Mosaico Fotogaleria, uma galeria especializada na arte da fotografia.

Serviço:

Exposição “cidades (in) visíveis”
Data: De quinta-feira (06) até 06 de abril de 2022
Local: Casa Porto das Artes Plásticas
Endereço: Praça Manoel Silvino Monjardim, 66, Centro, Vitória.
Horário: Abertura – das 17h às 21h
Visitação: Terça a sexta-feira, das 10h às 19h. Sábados das 10h às 14h.
Agendamento de grupos: [email protected]
Entrada franca e classificação livre
Obrigatória a utilização de máscara

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Entre para nosso grupo do Telegram

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade