22.1 C
Vitória
sábado, 5 DE outubro DE 2024

Casa Porto sedia exposição de cerâmicas inspiradas nos mangues

Artistas da Associação dos Ceramistas do Espírito Santo (Cerames) exibem peças decorativas, artísticas e esculturas inspiradas no bioma 

Por Mariah Friedrich

Reunindo peças decorativas, artísticas e esculturas que refletem o olhar dos ceramistas sobre os manguezais que circundam o Estado, a exposição coletiva “A Biodiversidade dos Manguezais Capixabas”, chega à Casa Porto, no Centro de Vitória, em comemoração ao 23º aniversário da Associação dos Ceramistas do Espírito Santo (Cerames).

- Continua após a publicidade -

A visitação é gratuita e acontece a partir desta quinta (25) e segue até o dia 25 de agosto (domingo), de 10h às 18h, de segunda à sexta e de 10h às 14h, aos sábados.

Além de celebrar o aniversário da Cerames, a exposição tem como objetivo apresentar a riqueza da biodiversidade dos manguezais por meio da arte da terracota. Durante o evento, os visitantes poderão participar de uma votação para eleger as três obras que melhor se adequaram ao tema “Biodiversidade dos Manguezais Capixabas”. 

Casa Porto sedia exposição de cerâmicas inspiradas nos mangues
Escultura do ceramista Luiz Paulo Comério para a exposição – Foto: Divulgação

Os manguezais são um elemento marcante na paisagem não apenas de Vitória, mas também de 13 municípios do Espírito Santo, e cobrem uma área de 114 quilômetros quadrados. O solo lamacento desses ecossistemas, rico em matéria orgânica, oferece um habitat único e insubstituível para diversas espécies de pássaros, mamíferos, crustáceos e peixes, muitos deles ameaçados de extinção.

A exposição é coordenada por Mikka Wentz, artista requisitada da Rede Globo, com peças produzidas para novelas como Pantanal e Força do Querer. Ela compartilha que a decisão pelo tema dos Manguezais Capixabas considerou a necessidade de preservação desse ecossistema.

“Discutimos e chegamos ao fator que os manguezais precisam de socorro. Então, depois do tema escolhido foi lançado o desafio a todos os ceramistas associados que criassem uma obra de arte que a poética fosse ‘Biodiversidade dos Manguezais Capixabas’. Desafio aceito”, explica a coordenadora da exposição.

Também participam da mostra artistas como Acelio Rubens, Agueda Valentim, Beth Aragão, Edson Ferreira, Fabio Cavatti, Fernanda Giori, Gina Abreu, Guta Binda, Janine Cassa, Leila Domingues, Luisa Mozzer, Luiz Paulo Comério, Mariana Barroso, Marite Bonna, Martha Schmidt, Monica Saldanha, Nena Zimerer, Raquel Pimentel, Regina Ramos, Renata Mazoco, Rosangela Rocha, Tatiana Campagnaro e Teresa Drago.

Serviço

A Biodiversidade dos Manguezais Capixabas
Até 25 de agosto (domingo). Segunda à sexta, de 10h às 18h, sábados, 10h às 14h
Casa Porto das Artes Plásticas – Praça Manoel Silvino Monjardim, 66, Centro, Vitória
Entrada gratuita

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Matérias relacionadas

FIQUE POR DENTRO

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -