22.1 C
Vitória
segunda-feira, 27 junho, 2022

Casa Porto abre inscrições para oficina de desenhos alternativos

esbrasil-oficina-desenhos-alternativos
A oficina tem por objetivo ensinar ao público o desenvolvimento de imagens por interferências sobre folhas de papel fotográfico - Foto: Divulgação/PMV

A oficina “Processos Alternativos de Produção de Imagem” faz parte de um conjunto de ações da exposição “Ato Falho”, em cartaz desde 28 de abril

Por Wesley Ribeiro 

Em cartaz na Casa Porto das Artes Plásticas desde o final do último mês de abril, a exposição “Ato Falho” recebe mais uma atividade especial no próximo dia 18 de junho de 2022: a oficina “Processos Alternativos de Produção de Imagem”. As inscrições estão abertas até o próximo dia 15.

Segundo a Prefeitura de Vitória (PMV), a ação tem por objetivo ensinar ao público o desenvolvimento de imagens por interferências sobre folhas de papel fotográfico. Quem orienta a atividade gratuita e indicada para maiores de 15 anos é o artista Marcelo Gandini.

“Em nosso curso, os participantes serão apresentados a algumas possibilidades criativas e receberão noções básicas sobre a história e os princípios da fotografia alternativa. Vamos discutir alguns aspectos da construção imagética tendo como ponto de partida fragmentos das diversas imagens impregnadas na memória (construção pela desconstrução)”, explica Marcelo.

“Compreendendo o processo de criação não linear, os participante percebem a relação dos materiais, técnicas e seus desdobramentos, encarando o ‘erro’ como uma oportunidade do ato criador. Propomos uma reflexão sobre os modos e as possibilidades de abordagem da construção da imagem fotográfica”, completa o artista.

esbrasil-marcelo-gandini
Marcelo Gandini orienta a atividade gratuita e indicada para maiores de 15 anos – Foto: Divulgação/PMV

O curso será realizado no dia 18, na sede da Casa Porto, na Praça Manoel Silvino Monjardim, 66, no Centro Histórico de Vitória, das 10 às 14 horas.

Com quatro horas de duração, a oficina será dividida em duas etapas: em um primeiro momento, serão apresentadas algumas possibilidades plásticas a partir de procedimentos fotográficos; na segunda parte, serão propostos aos participantes a produção de trabalhos práticos. Para participar, basta acessar o formulário.

Exposição

A oficina “Processos Alternativos de Produção de Imagem” faz parte de um conjunto de ações da exposição “Ato Falho”, em cartaz na Casa Porto desde o último dia 28 de abril.

A mostra, que segue até o final do mês de julho, revela inúmeros estímulos e impressões que o cotidiano de viver na capital capixaba proporciona, além de refletir sobre os fenômenos originários do ambiente geográfico e paisagístico, como a Falha de Vitória, que é uma fissura na crosta terrestre que parte do meio do Oceano Atlântico e adentra na América do Sul.

A exibição é composta por obras de oito artistas plásticos capixabas, que veem o sujeito como possuidor de uma crosta habitual que lhe abafa e vem a ser rompida no embate entre a materialidade do local em que vive e do contexto cultural.

A exposição “Ato Falho” faz parte do edital 03/2019 (Ocupação da Casa Porto das Artes Plásticas) e recebe incentivo do Fundo Municipal de Cultura.

A Casa Porto está aberta para visitação de segunda a sexta-feira, das 10 às 19 horas, e aos sábados, das 10 às 14 horas.

Oficina “Processos Alternativos de Produção de Imagem”

Dentro da Exposição “Ato Falho”
Onde: Casa Porto das Artes Plásticas 
Endereço: Praça Manoel Silvino Monjardim, 66, Centro, Vitória
Quando: 18/06/2022
Horário: 10h às 14h
Inscrições: formulário online
Vagas: limitadas

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade