Idealizado pelo Sebrae/ES, espaço é referência para quem quer conhecer a história dos imigrantes italianos e oferece uma experiência imersiva aos visitantes
Por Redação
Imagine caminhar pelos cômodos de uma antiga casa italiana, preparar receitas tradicionais e mergulhar nos costumes, crenças e celebrações que moldaram a vida dos primeiros imigrantes no Espírito Santo. Essa é a experiência imersiva que a Casa Nostra proporcionará aos visitantes da 4ª edição da RuralturES, feira de turismo rural que acontece de dessa quinta (5) a domingo (8), na Fazenda Pindobas, em Venda Nova do Imigrante.
Idealizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES), em parceria com a Prefeitura de Venda Nova do Imigrante e do Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau, a Casa Nostra surgiu na RuralturES de 2023 como um projeto-piloto. Agora, retorna com uma proposta ainda mais autêntica e envolvente, em um espaço maior e permanente.
“Após o sucesso da edição anterior, a Casa Nostra voltou para ficar, tornando-se um ponto de referência para quem deseja conhecer a história dos imigrantes italianos que ajudaram a moldar a identidade cultural da região. Após a feira, o espaço continuará aberto para visitação durante os finais de semana, e a imersão acontecerá em horários agendados”, contou Renata Vescovi, gestora estadual do Polo Sebrae de Turismo de Experiência.
Na RuralturES, as visitas à Casa Nostra ocorrerão no sábado (7) e domingo (8), em horários agendados. Por cerca da 80 minutos, os visitantes poderão explorar o espaço expositivo que narra a saga da imigração italiana no Espírito Santo em um tour guiado, além de conhecer o casarão histórico e participar de uma experiência cultural e sensorial. Haverá também momentos para degustações e brindes. Os ingressos custam R$ 90 e as vagas são limitadas.
Polo de Experiência
Além da atração Casa Nostra, a Fazenda Pindobas se transformou na sede do Polo Sebrae de Turismo de Experiência, um espaço dedicado aos empreendedores capixabas que atuam no setor. O objetivo é oferecer ferramentas para que eles possam estruturar e ofertar novos produtos de experiência turística.
“Com este espaço, esperamos dinamizar a economia da região, fortalecendo iniciativas que proporcionam experiências encantadoras aos visitantes por meio da imersão no agroturismo e na cultura da imigração italiana”, explicou Renata.
O Polo Sebrae também abriga uma exposição que narra a jornada dos primeiros imigrantes italianos que chegaram ao Espírito Santo, estabelecendo-se em Venda Nova do Imigrante. O espaço oferece aos visitantes uma experiência sensorial por meio de uma linha do tempo histórica.
Renata destacou que tanto a Casa Nostra quanto o Polo Sebrae de Turismo de Experiência têm como missão consolidar Venda Nova do Imigrante como um destino forte e inovador, capaz de atrair novos investimentos, impulsionar a economia local e aumentar o fluxo de turistas.
Essas atrações fazem parte do Distrito Turístico de Pindobas, atualmente em fase de implantação e expansão, mas que já reúne cerca de 20 empreendimentos que podem ser visitados, incluindo a Fazenda Carnielli, Sítio Jabuticabeira, Vinícola Tonole, Queijaria Inês, Agroturismo Família Brioschi, Família Busato Agroturismo, Pousada Bela Aurora, Cervejaria Aurora, entre outros.
Como estratégia para valorizar e divulgar ainda mais a região, a RuralturES, que nas edições anteriores foi realizada no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman — o Polentão —, este ano ganhou um novo cenário: a Fazenda Pindobas.
“Nas edições anteriores, buscamos trazer para a RuralturES as melhores experiências turísticas do nosso estado. Este ano, com a instalação da Casa Nostra, da sede do Polo de Turismo de Experiência, além da implementação do distrito turístico, vamos levar a feira para dentro da experiência.”