Carro com o menor consumo de energia do mundo

Foto: Divulgação / Universidade de New South Wales

O “Violet”, que é resultado do projeto “Sunswift”, da Universidade de New South Wales, percorreu mais de 4,1 mil quilômetros

Estudantes da Universidade de New South Wales, na Austrália, desenvolveram um carro solar projetado para bater o recorde mundial de menor consumo de energia. Trata-se do “Violet”, que já percorreu mais de 4,1 mil quilômetros.

O veículo partiu de Perth, localizado no país oceânico, em 1º de dezembro de 2018, e consumiu o equivalente a 40 dólares australianos (R$ 113 reais) de energia, mantendo uma velocidade média de 85 quilômetros por hora e percorrendo 650 quilômetros por dia.

O carro elétrico de quatro portas, leva três passageiros e o condutor, além de não ser desconfortável para viajar e é resultado do projeto “Sunswift”, composto por estudantes de várias disciplinas, entre as quais administração, engenharia e desenho industrial.

De acordo com o diretor da faculdade de engenharia da UNSW, Mark Hoffman, o carro, antes chamado de Sunswift VI, é realmente econômico. “A energia consumida foi cerca de 17 vezes menor do que a que um carro normal consumiria percorrendo a mesma distância”, disse.

Confira o desempenho do veículo no vídeo abaixo:

*Da redação com informações da Agência ANSA

Conteúdo Publicitário