21.9 C
Vitória
segunda-feira, 21 junho, 2021

Sambão do Povo terá parceria com iniciativa privada

Prefeitura de Vitória contará com parceria privada para melhorias no carnaval

A Secretaria Municipal de Turismo, Trabalho e Renda (Semttre) já iniciou os estudos para a elaboração de um edital de concessão visando a gestão, pela iniciativa privada, do Complexo Cultural Walmor Miranda, mais conhecido como Sambão do Povo, localizado no bairro Mário Cyprestres, na Capital.
Atualmente, o estudo está seguindo os trâmites legais na Prefeitura, como o estabelecimento dos espaços que poderão ser ocupados e das contrapartidas para o município. É certo que lá continuará a funcionar a Escola de Ciência, Biologia e História e os serviços de qualificação profissional, no bloco A dos camarotes, assim como as garagens de remo, que poderão ser incluídas na concessão.
“Esses serviços a Prefeitura de Vitória quer manter. Vislumbramos uma ampliação das atividades no local com atrativos de entretenimento, cultura e gastronomia”, apontou o secretário municipal de Turismo, Trabalho e Renda, Leonardo Krohling.
O secretário adiantou que, recentemente, uma conversa com representantes da iniciativa privada sobre a proposta já foi realizada e teve retorno positivo por parte de várias entidades e de empresários do setor de entretenimento.
“Com essa boa resposta a gente entende que é possível trabalhar na preparação do edital de concessão. A Prefeitura quer dar mais vida para o Sambão e fazer dele uma referência em eventos”, afirmou.

Escola profissionalizante
A Secretaria Municipal de Turismo, Trabalho e Renda, em parceria com entidades parcerias, promove atualmente cursos em diversas áreas na Agência de Treinamento Municipal (ATM), que funciona no Sambão do Povo como uma escola profissionalizante.
Em quatro anos de funcionamento, mais de 2 mil pessoas se inscreveram para as capacitações ofertadas em 43 cursos gratuitos no Sambào do Povo, em áreas como carnaval (com cursos de aderecista e modelista), confecção, informática, construção civil, administrativa, gestão, metalmecânica, elétrica, serviços, estética e beleza, panificação e confeitaria.
“A Agência de Treinamento Municipal, no Sambão do Povo, tem por objetivo principal promover cursos que possibilitem a profissionalização dos trabalhadores e das comunidades, principalmente aquelas envolvidas com o segmento do carnaval, além de demandas direcionadas à indústria e na área de tecnologia. Em quatro anos de funcionamento, mais de 900 pessoas foram capacitadas”, destacou o secretário, lembrando que novos cursos devem ser ofertados a partir de agosto.
Ainda com entidades parcerias, a Secretaria Municipal de Turismo, Trabalho e Renda também tem ofertado diversos cursos gratuitos de qualificação profissional em áreas como confecção, gastronomia, artesanato, informática, turismo, beleza e serviços. Neste primeiro semestre já foram ofertadas 252 vagas, e novas serão abertas até o final do ano em mais capacitações.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

ES Brasil Digital

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade