Carnaval: atente-se aos cuidados com a alimentação!

alimentos carnaval
Especialistas informam que é importante se hidratar durante o carnaval. - Foto: Reprodução

Segundo especialistas, ingerir os alimentos adequados fará toda a diferença para ter o máximo de energia durante o período de festa

O carnaval está chegando e para aguentar os quatro dias de folia – ou mais, dependendo da disposição – é preciso preparar bem o corpo para ele não te “deixar na mão” no meio do caminho. A primeira lição para quem pretende ficar bem-disposto para curtir os blocos é manter o corpo hidratado, ingerindo água de coco ou mineral. E manter uma alimentação balanceada também pode ser o grande segredo para adquirir muita animação.

Além da hidratação, a nutricionista Fernanda Pignaton acrescenta que também é importante comer nos horários certos. “O ideal é fazer três refeições principais (café da manhã, almoço e jantar) e pequenos lanches nos intervalos, sem passar períodos de mais de quatro horas sem comer. Estes pequenos lanches podem ser mais práticos, até mesmo para comer fora de casa, por exemplo”, sugere.

Alimentação
Os pães são verdadeiras fontes de energia para quem quer curtir o carnaval. – Foto: Divulgação

Antes de partir para o bloco, é recomendado ingerir um lanche leve. “Apesar de ser vilão para muitas pessoas, o consumo de carboidratos é essencial nesta época, já que eles são a fonte primária de energia para o corpo. E é nesta hora, antes de seguir para a folia, que ele é indicado. Uma sugestão seria um pão ciabatta com tomate, pesto de rúcula e um filé de frango médio grelhado”, orienta.

O nutricionista da Bio Mundo, Rodrigo Rosa, sugere alguns snacks mais fáceis e saudáveis, até mesmo para levar no bolso e serem consumidos em qualquer lugar. “Mix de castanhas, barrinhas de cereal sem chocolate e biscoitos embalados individualmente. Além destes produtos serem opções que não irão estragar com a temperatura elevada – e correr o risco de prejudicar o carnaval de alguém – ainda são opções saudáveis para o horário da fome”, indica.

E o especialista também alerta sobre os riscos nesta época do ano de muito calor. “As comidas muito gordurosas prejudicam a digestão, causando sono, azia e outros sintomas indesejados, além de diminuir a disposição. Por isso, certos alimentos não devem ser consumidos, especialmente neste período, para evitar má digestão e falta de energia. Então é importante ligar o sinal de alerta para alimentos fritos, folhados, gratinados, com molho branco e, também, chocolate”, complementa.