A escola de será a primeira a desfilar na sexta-feira (21), abrindo os desfiles do Grupo A do Carnaval de Vitória
Por Letícia Santos*
O carnaval está chegando e as escolas de samba já estão preparadas para animar os desfiles de Vitória. Na sexta-feira (21), a Rosas de Ouro abrirá os desfiles do Grupo A com o enredo “No Horizonte Eu Te Vejo”, que vai homenagear a história do Sítio Histórico de Carapina, focando principalmente no Casarão, passando para o público uma parte essencial e importante da história do município da Serra e do estado do Espírito Santo.
A escola de samba promete levar 800 componentes para a avenida, que serão distribuídos em 17 alas responsáveis por contar a história enraizada em sua própria terra. O desfile promete revelar ao público um rico conjunto de detalhes que ressoam com a essência da cultura serrana, intrinsecamente ligada à cultura popular local.
O presidente da escola, Francisco Carneiro, afirma que a direção da escola trabalha para recuperar a tradição e o respeito da escola. Além de lutar para levar a escola ao topo do Carnaval de Vitória.
“Nos últimos anos fomos parar no grupo B do Carnaval de Vitória, mas agora estamos trabalhando e lutando para reerguer e recuperar a tradição da escola. Já colocamos a escola novamente no grupo A e nosso desejo é colocar na avenida um desfile digno, estamos brigando por posições maiores”, disse.
View this post on Instagram
A escola de samba Rosas de Ouro foi fundada em 1984, e é a última grande campeã do grupo B e, neste ano, volta a desfilar no grupo A. Para este desfile, a promete dar reconhecimento e valor ao município da Serra, além de buscar resultados cada vez melhores no carnaval. (Com informações da Prefeitura de Vitória)
Padre Reginaldo Manzotti encerra a Festa da Penha 2025 - Apresentação acontece no Parque da Prainha após a missa de encerramento e faz parte das celebrações dos 455 anos da festa religiosa Por Jessica Coutinho…
Santa Jazz confirma nova edição para junho em Santa Teresa - Festival reúne grandes nomes do jazz, blues e bossa nova em três dias de programação no Centro de Eventos da cidade
Conheça o Samba Enredo:
Abriu-se a porta do casarão!
Sai pra lá assombração… Que a história eu vou contar!
São João Batista é testemunha, guarda e protege esse lugar
No horizonte em meio a campina
Batizada “Carapina”
Conta história verdadeira
De além-mar chegou, oque aconteceu
Catequizaram e levaram o que é meu.
A canoa vai virar, auê, auê!
É o guerreiro Araribóia destinado a vencer
Rosto pintado, arco e flecha em sua mão
Vale tudo em defesa desse chão
Quando a pele preta aqui chegou
A batida do povo ecoou, e o tal tupiniquim?
Viu enriquecer a região
Com a miscigenação se tornou tupi-benin
É o braço forte do engenho!
Que faz brotar do solo a riqueza
Tão bela a casa dos frades
Brilha os olhos da princesa
São lendas, riquezas perdidas
Ruínas que guardam segredos
Oh casarão, no horizonte
Ainda te vejo
Quem é ela que perfuma a passarela
Descendo a serra, é o meu tesouro!
A flor mais bela a estampar um pavilhão
Meu grande amor, Rosas de Ouro!
*Sob supervisão de Erik Oakes