23.3 C
Vitória
quinta-feira, 18 abril, 2024

Cariacica fiscaliza operadoras de crédito

O foco da operação é na oferta de crédito ao público da terceira idade

Em comemoração ao Dia Internacional do Idoso, celebrado no último dia 01, o Procon municipal de Cariacica realiza, ao longo da semana, fiscalização a financeiras e correspondentes bancários. O objetivo é verificar as condições e concessões de crédito nos estabelecimentos.

“A criação da lei 10.741, o Estatuto do Idoso, representou um grande avanço na vida dessa parcela de nossa população, que frequentemente é vítima de assédio comercial de bancos e financeiras, assédio esse focado na oferta de empréstimos consignados”, afirma a coordenadora do órgão, Nicole Pinheiro.

- Continua após a publicidade -

Segundo a coordenadora de Fiscalização, Andrea Moraes da Silva, durante a fiscalização foi constatado que as financeiras estão cumprindo a resolução de fornecer aos clientes cópia de contrato especificando juros, entre outros encargos. Por outro lado, não oferecem declarações especificando o indeferimento do crédito, conforme exigido na lei estadual 8.866/2008.

“Também foram constatados falta de guichês específicos para idosos especiais (àqueles com mais 80 anos), ausência de senha eletrônica com horário de atendimento e falta de banheiro para de uso comum aos consumidores”, explica.

Nicole reforça que os idosos precisam ter cautela, principalmente, com o crédito consignado, aquele cujas prestações são descontadas diretamente na folha de pagamento. Embora essa linha de crédito seja, às vezes, atrativa devido à facilidade de obtê-la e dos juros mais em conta, é fundamental que sejam analisadas, com cuidado, todas as cláusulas do contrato.

De acordo com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) quem mais sofre esse tipo de assédio são os aposentados que ganham até dois salários mínimos, ou seja, R$ 1.996,00.

“Inclusive o empréstimo consignado é uma das principais causas de endividamento de idosos no país e, também, de reclamações no órgão”, comenta Nicole.

Leia também

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA