Cariacica comemora Dia de São João Batista, padroeiro do município

Foto: Divulgação / Prefeitura de Cariacica

Durante as comemorações do santo padroeiro, os cidadãos aproveitam para celebrar o aniversário do município registrado no dia 30 de dezembro

Cariacica completa 129 anos. Mas a data de aniversário do município gera verdadeira dúvida. Apesar da data oficial da emancipação ser registrada em 30 de dezembro, nesta segunda-feira (24), é celebrado o dia do santo padroeiro, São João Batista, oportunidade para antecipar a comemoração.

Conhecido como “porta de entrada para Vitória”, o município recebeu os primeiros colonos alemães e pomeranos por volta de 1829. A área era conhecida como a fazenda que abastecia a capital e as cidades vizinhas, principalmente nas regiões de Roças Velhas, Ibiapaba e Maricará.

Em 1830, o território passou a ser chamado de Distrito de São João Batista de Cariacica. Mas foi em 1890 que se tornou a Vila de Cariacica, por meio do decreto estadual nº 57, de 25 de dezembro, tornando-se emancipada da cidade vizinha.

A igreja de São João Batista e a praça Marechal Deodoro, em Cariacica Sede, em 1829. – Foto: Arquivo pessoal

Além disso, a Lei municipal nº 516, de 1971 autorizava ao executivo comemorar o aniversário da cidade junto à festa do santo. Desde então, em vários anos foi realizado uma festa única.

Comemorações

Desde o feriado de Corpus Christi, no dia 20 de junho, as comemorações estão sendo realizadas no município. Nesta segunda-feira, acontecerá uma Missa Festiva, às 19h30, na igreja de São João Batista. No Santuário do Bom Pastor, em Campo Grande estão sendo realizadas missas desde às 8 horas.

O prefeito Geraldo Luzia de Oliveira Junior, o Juninho, afirma que a data é importante para resgatar o contexto histórico do município. “O aniversário de emancipação é só em 30 de dezembro, mas, hoje é dia de comemoração em nossa cidade, especialmente na nossa Sede, onde encontra-se a igrejinha de São João Batista”, disse.

Conteúdo Publicitário

Aproveite as promoções especiais na Loja da ES Brasil!