21.4 C
Vitória
sábado, 28 março, 2020

Cariacica comemora 129 anos nesta segunda (30)

Leia Também

Saiba como fica o tempo neste fim de semana!

De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o fim de semana será de tempo bom no Espírito Santo.

Coronavírus: Brasil tem 92 mortes e 3,4 mil casos confirmados

Em comparação com o início da semana, quando eram 25 óbitos, o número multiplicou por 3,68 vezes. Número de mortes é 18% maior com relação a ontem.

Índices da China encerram semana com expectativas de mais estímulo

Os índices acionários da China encerraram a semana em alta. O CSI300, fechou a semana, com alta de 1,6%, encerrando duas semanas de perdas.

Deputados estaduais aprovam medidas para combater pandemia

Em sessão virtual, deputados aprovaram o pacote de medidas encaminhado pelo governo do Estado para combater a pandemia causada pelo novo coronavírus.

Cariacica cresce cada vez mais e se destaca como município que acolhe os cidadãos

Conhecida como “porta de entrada para Vitória”, Cariacica comemora 129 anos de emancipação nesta segunda-feira (30). O município possui duas datas de celebração, sendo o dia 24 de junho, o dia do santo padroeiro, São João Batista.

Cariacica recebeu os primeiros colonos alemães e pomeranos por volta de 1829. A área era conhecida como a fazenda que abastecia a capital e as cidades vizinhas, principalmente nas regiões de Roças Velhas, Ibiapaba e Maricará.

Em 1830, o território passou a ser chamado de Distrito de São João Batista de Cariacica. Mas foi em 1890 que se tornou a Vila de Cariacica, por meio do decreto estadual nº 57, de 25 de dezembro, tornando-se emancipada da cidade vizinha.

O monte do Mochuara é um dos pontos turísticos de Cariacica. – Foto: Reprodução

Do alto do monte do Mochuara, ponto turístico mais conhecido de lá, é possível ver as belezas e conhecer exemplares da fauna e flora brasileira. Um ótimo passeio para quem valoriza as belezas do município.

Economia

Ocupando a última posição na distribuição de renda per capita do Espírito Santo, segundo o anuário Finanças dos Municípios Capixabas 2019, mesmo assim o município cresceu. Atualmente, o entreposto da Zona Franca de Manaus tem apresentado resultados positivos quanto ao armazenamento e distribuição dos produtos dentro do Espírito Santo.

O complexo de armazenagem possui uma área de 530 mil metros quadrados e cada armazém conta com 12 mil metros quadrados, estrutura verticalizada e docas elevadas, tendo capacidade para movimentar produtos de diversos segmentos fabricados por mais de 500 indústrias.

“Cariacica é nota A na Secretaria de Tesouro Nacional desde 2014, resultado obtido por nossas metodologias de controle e administração responsável de gastos”, disse o prefeito do município, Geraldo Luzia de Oliveira Junior, o Juninho.

Comemoração

A Câmara de Vereadores emitiu uma nota parabenizando Cariacica pelos seus 129 anos de história. “O povo cariaciquense que faz desde município uma terra de gente feliz e guerreira. Desejamos que a cidade continue se desenvolvendo a caminho do progresso, junto podemos construir uma cidade mais justa e humana para todos”, diz a nota.

No sábado (28), foi realizada a 3ª edição do Jesus Vida Verão Cariacica em comemoração ao aniversário da cidade. O evento foi marcado por muito louvor, música e glorificação. A abertura ficou por conta do grupo de dança Ministério Kiddush da Igreja Assembleia de Deus Church.

O Jesus Vida Verão, realizado no sábado (30), em Cariacica, foi uma comemoração ao aniversário do município. – Foto: Renato Cabrini / Next Editorial

“Esta é a oportunidade de estarmos em comunhão com Deus. É um momento que a cidade comemora seus 129 anos dando uma demonstração de responsabilidade administrativa, política e financeira onde a gente ocupa um posicionamento de extrema importância em termos de controle interno e transparência. Cariacica chega aos 129 anos dando uma demonstração que está preparada para um futuro de muita responsabilidade”, destacou o prefeito Juninho.

Leia Também:
Publicidade

ES Brasil Digital

ES Brasil 174
Continua após publicidade

Fique por dentro

Governo anuncia medidas econômicas contra impactos da covid-19

Nesta sexta-feira (27), o presidente da República e representantes das proincipais instituições financeiras do país anunciaram linha de crédito emergencial.

PIB capixaba fica estável no último trimestre de 2019

Comércio foi o que puxou o PIB no quarto trimestre de 2019, setores de informática e veículos tiverm maior alta. Indústria apresentou retração.

Inflação oficial registra taxa de 0,02% na prévia de março

Índice que mede a prévia da inflação oficial, ficou em 0,02% em março deste ano. Este é o menor resultado para o IPCA-15 desde o início de 1994.

Novas medidas de funcionamento para supermercados

Novas medidas orientam o funcionamento de supermercados para conter a contaminação do coronavírus. Horário especial para grupo de risco é uma delas.

Vida Capixaba

Saiba como fica o tempo neste fim de semana!

De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o fim de semana será de tempo bom no Espírito Santo.

Xô, coronavírus: “Dia de Cantoria” vai levar música para quarentena

O Dia de Cantoria é um projeto de musicalização infantil nas mídias sociais. É uma iniciativa idealizada por 4 amigos com experiência em musicalização

Cursos online gratuitos durante o isolamento social. Veja!

A Universidade Vila Velha (UVV) preparou dez cursos rápidos, online e gratuitos, para auxiliar o aprendizado de quem quer se manter qualificado

Bares e restaurantes funcionam com horário restrito

A decisão garante o cumprimento por meio do decreto estadual 4.606-R que disciplina o funcionamento dos restaurantes durante a pandemia da Covid-19.
Continua após publicidade