18.5 C
Vitória
quarta-feira, 3 junho, 2020

Cariacica: agentes culturais reverenciados com placas em avenida

Leia Também

Prazo de pagamento da taxa do Enem é prorrogado

Segundo o Inep, mais de 5,7 milhões de pessoas já tiveram suas inscrições confirmadas. E a expectativa é que 300 mil inscritos paguem a taxa de inscrição do exame.

Venda de veículos novos sobe 11,6% em maio ante abril, diz Fenabrave

Em maio, segundo mês de concessionárias fechadas em vários Estados, as vendas somaram 62,2 mil unidades, alta de 11,6% em relação a abril.

Estado tem mais de 15 mil infectados pela Covid-19

Chegou a 15.151 o número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Espírito Santo, segundo o “Painel Covid”.

Viana contará com Guarda Municipal armada

Ao todo, 29 agentes estão sendo treinados para realizar o combate à criminalidade, na segurança do patrimônio público, e a organização do trânsito, conforme explicou o prefeito Gilson Daniel.

Quem passa pela Avenida Alice Coutinho encontra placas simbólicas com o rosto e uma breve descrição de pessoas que movimentam a área cultural de Cariacica. Foi uma forma idealizada pelo município para homenagear quem agita a cultura na cidade

“Pensamos em homenagear a classe artística de Cariacica. Fizemos o mapa artístico da cidade e vimos o quão rico é o universo de fazedores artísticos daqui”, afirma Maria Zalém, produtora e gestora cultura da Secretaria Municipal de Cultura (Semcult) e idealizadora do projeto.

Para receberem a homenagem, foram escolhidos 20 nomes de cariaciquenses, que cada um a sua maneira e com seu esforço representam muitos outros agitadores culturais da cidade. “Não foi fácil chegar a 20 pessoas na gama de artistas que há em Cariacica”, destaca Maria Zalém.

Entre essas personalidades da cultura, a atriz e poetisa Elisa Lucinda e o já falecido Mestre Prudêncio, do congo, que foi representado na noite de inauguração das placas, na última sexta-feira (15), pela banda Cia Cumby, criada por ele. Entre os membros do grupo, o filho de Mestre Prudêncio, o Mestre Ezequiel.

O prefeito Geraldo Luzia Júnior, o Juninho, marcou presença na homenagem às personalidades da cultura. “Todos os homenageados sabem há quantos anos trabalham pela cultura”, ressaltou o prefeito, que já foi secretário Municipal de Cultura. “Este projeto viabilizou a homenagem em vida”, reforçou.

As placas em homenagem aos artistas não substituem as com os nomes das ruas que cortam a Avenida Alice Coutinho. Elas ficam acima das placas sinalizadoras. A avenida foi escolhida por cortar diversos bairros e permitir, assim, maior visibilidade aos homenageados.

A proposta é um produto da Lei João Bananeira, que incentiva a cultura do município.

Confira os homenageados

Jeane Mendonça, do canto lírico
Palhaço Xurupita, do circo
Mestra Darinha, do congo
Cláudio Postay, fotógrafo
Sérgio Blank, poeta
Orlandina Dalapicola, jornalista e historiadora
Mestre Zé Branco, capoeirista
Fanfacongo Apae, da Apae de Cariacica
Artur e Katellyn, mestre-sala e porta-bandeira da Boa Vista
João Bananeira, folclore
Elisa Lucinda, poetisa e atriz
Hudson Braga, ator
Edivan Freitas, músico
José Elias, da Semeart
Dona Antônia, artesã
Flávio Vezzoni, músico
Mestre Prudêncio, do congo
Cristina Rocha, da dança
Zuilton Ferreira, escultor
Mestre Agildo, da folia de reis

Continua após a publicidade

ES Brasil Digital

esbrasil_176
Continua após publicidade

Fique por dentro

Venda de veículos novos sobe 11,6% em maio ante abril, diz Fenabrave

Em maio, segundo mês de concessionárias fechadas em vários Estados, as vendas somaram 62,2 mil unidades, alta de 11,6% em relação a abril.

Cooabriel inaugura unidade em Montanha

O objetivo da nova unidade é atender às grandes solicitações de sócios e produtores, além de expandir a cultura do café conilon na região.

Governo publica MP que pode destravar crédito às pequenas e médias empresas

Os bancos já emprestaram mais de R$ 900 bilhões em recursos novos, renovações e suspensão de parcelas de empréstimos.

Parque de iluminação de Vila Velha será modernizado e ampliado

O edital para contratação da empresa que realizará o serviço foi lançado na sexta-feira (29), nos Diários Oficiais do Município, Estado e da União, além de jornais de circulação nacional.

Vida Capixaba

Viana contará com Guarda Municipal armada

Ao todo, 29 agentes estão sendo treinados para realizar o combate à criminalidade, na segurança do patrimônio público, e a organização do trânsito, conforme explicou o prefeito Gilson Daniel.

Novas regras adotadas para o comércio a partir desta segunda-feira (1º)

As novas regras para galerias, centros comerciais, academia, shoppings e restaurantes de Vila Velha foram publicadas no Diário Oficial do município desse domingo (31).

Lugar de homem é na cozinha

A arte de combinar ingredientes e temperos tem atraído mais e mais homens Em restaurantes ou em ambientes domésticos, é cada vez mais comum ver...

Shoppings da Grande Vitória poderão abrir a partir de segunda (1º)

De acordo com a secretária de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Lenise Loureiro, a decisão foi tomada durante uma reunião da Sala de Situação de Emergência em Saúde Pública do Estado, realizada hoje. 
Continua após publicidade