Cariacica: agentes culturais reverenciados com placas em avenida

O prefeitura Juninho participou na noite comemorativa de homenagens (Fotografia - Divulgação)

Quem passa pela Avenida Alice Coutinho encontra placas simbólicas com o rosto e uma breve descrição de pessoas que movimentam a área cultural de Cariacica. Foi uma forma idealizada pelo município para homenagear quem agita a cultura na cidade

“Pensamos em homenagear a classe artística de Cariacica. Fizemos o mapa artístico da cidade e vimos o quão rico é o universo de fazedores artísticos daqui”, afirma Maria Zalém, produtora e gestora cultura da Secretaria Municipal de Cultura (Semcult) e idealizadora do projeto.

Para receberem a homenagem, foram escolhidos 20 nomes de cariaciquenses, que cada um a sua maneira e com seu esforço representam muitos outros agitadores culturais da cidade. “Não foi fácil chegar a 20 pessoas na gama de artistas que há em Cariacica”, destaca Maria Zalém.

Entre essas personalidades da cultura, a atriz e poetisa Elisa Lucinda e o já falecido Mestre Prudêncio, do congo, que foi representado na noite de inauguração das placas, na última sexta-feira (15), pela banda Cia Cumby, criada por ele. Entre os membros do grupo, o filho de Mestre Prudêncio, o Mestre Ezequiel.

O prefeito Geraldo Luzia Júnior, o Juninho, marcou presença na homenagem às personalidades da cultura. “Todos os homenageados sabem há quantos anos trabalham pela cultura”, ressaltou o prefeito, que já foi secretário Municipal de Cultura. “Este projeto viabilizou a homenagem em vida”, reforçou.

As placas em homenagem aos artistas não substituem as com os nomes das ruas que cortam a Avenida Alice Coutinho. Elas ficam acima das placas sinalizadoras. A avenida foi escolhida por cortar diversos bairros e permitir, assim, maior visibilidade aos homenageados.

A proposta é um produto da Lei João Bananeira, que incentiva a cultura do município.

Confira os homenageados

Jeane Mendonça, do canto lírico
Palhaço Xurupita, do circo
Mestra Darinha, do congo
Cláudio Postay, fotógrafo
Sérgio Blank, poeta
Orlandina Dalapicola, jornalista e historiadora
Mestre Zé Branco, capoeirista
Fanfacongo Apae, da Apae de Cariacica
Artur e Katellyn, mestre-sala e porta-bandeira da Boa Vista
João Bananeira, folclore
Elisa Lucinda, poetisa e atriz
Hudson Braga, ator
Edivan Freitas, músico
José Elias, da Semeart
Dona Antônia, artesã
Flávio Vezzoni, músico
Mestre Prudêncio, do congo
Cristina Rocha, da dança
Zuilton Ferreira, escultor
Mestre Agildo, da folia de reis

Conteúdo Publicitário