16.6 C
Vitória
quarta-feira, 29 junho, 2022

Capixabão 2022 começa neste sábado (29)

Campeonato_capixaba_foto_destaque_ES_Brasil
Real Noroeste, campeão da última temporada. Foto: Site do Governo do Estado do Espírito Santo/Reprodução

Dez clubes da elite do futebol do Espírito Santo estarão na disputa pelo título

Por Luiz Guilherme Marangoni

A bola vai começar a rolar pelo Campeonato Capixaba 2022, neste sábado (29). Na estreia, o Vitória recebe o CTE Colatina, no Estádio Salvador Costa, às 15 horas. No mesmo dia, o Serra enfrenta o Nova Venécia, campeão da Série B do Capixabão, em 2021. O jogo tem início às 15h30, no Estádio Robertão.

Os jogos seguem no domingo (30), o Rio Branco de Venda Nova encara o Vilavelhense, no Estádio Olímpio Perim, e o Rio Branco recebe o Estrela do Norte, no Estádio Salvador Costa. Ambas as partidas acontecem às 15 horas. 

O atual campeão, o Real Noroeste teve o jogo da primeira rodada adiado para o dia 09 de fevereiro, às 18h30, no Estádio José Olimpio da Rocha, por conta de 13 testes positivos para Covid-19 na delegação da Desportiva Ferroviária, sua adversária no confronto.

Formato do Capixaba 2022

O regulamento da competição permanece como na última edição. Os dez clubes se enfrentam, em turno único, e os oito melhores avançam para as quartas de finais. As partidas do mata-mata serão definidas a partir do cruzamento olímpico (1º com o 8º, 2º com o 7º e assim por diante). Os dois últimos colocados, ao final da primeira fase, serão rebaixados.

Os finalistas do campeonato garantem vagas em competições nacionais em 2023. O campeão representa o Estado na Copa do Brasil e no Campeonato Brasileiro da Série D. Já o vice, garante a vaga na Série D. 

Kleber Andrade será palco de jogos 

Estádio Estadual Kleber Andrade. Foto: Divulgação/Sesport

Visando a longa temporada de jogos em 2022, o gramado do Estádio Estadual Kleber Andrade, em Cariacica, está passando por uma manutenção. O trabalho de reparação no campo, que é híbrido, começou no dia 13 de dezembro de 2021 e será finalizado no dia 06 de fevereiro, quando ocorre o corte vertical da grama. O primeiro jogo previsto para ocorrer no Kleber Andrade é entre o Rio Branco e o Real Noroeste, válido pela terceira rodada, no dia 12 de fevereiro. 

Transmissão pela TVE

Os torcedores capixabas poderão acompanhar as partidas nos canais 2.1 (TV aberta), e 15 (Net), além dos canais da TVE no Facebook e YouTube.

Chamamento Público 

O Chamamento Público concede apoio financeiro para que associações e federações organizem ou participem de eventos esportivos no Espírito Santo, durante o ano de 2021/2022. O processo seletivo do edital 2021 foi concluído com mais de 70 projetos de 35 entidades distintas habilitados para receber recursos, com um investimento de R$ 1,3 milhão. Entre as entidades habilitadas está a Federação de Futebol do Espírito Santo (FES).

Com informações da Sesport

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade