Capela histórica do Centro de Vitória começa a ser restaurada hoje

A histórica Capela Santa Luzia, localizada no Centro Histórico de Vitória, terá sua fachada restaurada a partir desta terça-feira (10). As obras deverão durar cerca de cinco meses, com inauguração prevista para dezembro. Imprescindível para a valorização e manutenção do monumento, o trabalho de restauro será feito pelo Instituto Goia, num convênio firmado com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e com apoio da ArcelorMittal Tubarão.

Em seus mais de dez anos de atuação, o Instituto Goia já restaurou 30 edificações na Grande Vitória e interior do Estado, a partir da mão de obra formada pela Escola Multidisciplinar Profissionalizante de Artes e Ofícios (Empao), um projeto que capacita anualmente cerca de 40 jovens em situação de vulnerabilidade social, com idade entre 18 e 24 anos, que tenham concluído ou estejam cursando o ensino médio, residentes na Grande Vitória. Eles aprendem a arte da restauração de bens imóveis e patrimônio cultural, por meio de aulas teóricas e práticas e trabalho monitorado remunerado em obra.

História
Construída no século XVI em uma elevação rochosa, a Capela é considerada a edificação mais antiga de Vitória ainda preservada. Ela funcionou normalmente até 1928, mesmo em precário estado de conservação. Permaneceu fechada por muito tempo, quando quase ruiu, tendo passado, entretanto, por uma restauração em 1943. Três anos depois, foi tombada como patrimônio histórico pelo Governo Federal, passando a funcionar como Museu de Arte Sacra e galeria de arte. Considerada uma obra de grande valor histórico-cultural, é um marco do início da ocupação da ilha de Vitória.

Conteúdo Publicitário
Compartilhe

Aproveite as promoções especiais na Loja da ES Brasil!

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Favor insira seu nome