30.5 C
Vitória
quarta-feira, 24 abril, 2024

Canal da lagoa Juparanã será reaberto neste sábado (22)

Como medida de segurança, 56 famílias estão sendo removidas

O canal entre a lagoa Juparanã e o rio Pequeno, em Linhares, será reaberto neste sábado (22), após conclusão das obras de ampliação. Com as intervenções, a vazão chegará a 100 metros cúbicos por segundo, medida que visa baixar o nível da lagoa.

Para que a abertura aconteça de forma segura para os moradores do entorno e para os motoristas e pedestres, a Fundação Renova, a Defesa Civil de Linhares e as secretarias municipais de Segurança e de Serviço Social estão tomando medidas de precaução.

- Continua após a publicidade -

O tráfego na ponte do rio Pequeno funcionará em esquema de “pare e siga” das 8h às 15h, no dia 22, e das 3h às 6h30, entre os dias 23 a 26 de setembro, com autorização do Departamento de Estradas de Rodagens (DER) e acompanhamento da Polícia Militar.

Para tornar o processo mais seguro, 56 famílias que moram a jusante da barragem serão realocadas por um período mínimo de oito dias, tempo previsto para que o canal atinja a vazão máxima. Elas poderão passar todo o período chuvoso, que vai até março, em residências temporárias, com aluguel pago pela fundação. Essa será uma decisão tomada pelos moradores em consonância com as diretrizes da Defesa Civil. A previsão é que até esta sexta-feira (21) todos os moradores estejam acomodados em hotéis ou novas casas.

Todo o trabalho de mudança temporária está sendo realizado em conjunto com a Prefeitura de Linhares. Enquanto as pessoas estiverem fora de suas casas, uma empresa de vigilância, contratada pela Fundação, vai fazer a segurança patrimonial das residências.

Obra

O canal, além de ampliado e rebaixado, passou por obras de reforço na estrutura. As margens esquerda e direita, do barramento até a ponte, o desemboque, e os pilares da ponte sobre o rio Pequeno também vão receber reforço de proteção com pedras graúdas para segurança dessas estruturas.

Um sistema de monitoramento do nível do rio Doce, da lagoa Juparanã e do rio Pequeno também está em implantação, conforme o plano de contingência que foi elaborado com a Defesa Civil e o comitê intersetorial da Prefeitura.

Desde a abertura do canal entre o rio Pequeno e o rio Doce, em abril de 2018, o nível da lagoa Juparanã, que ocupa uma área de 64 quilômetros quadrados, em Linhares, vem baixando gradualmente, mas ainda está acima do normal.

Como prevenção, o fundo do canal foi rebaixado em 1,20 metro e a largura foi ampliada de 6 metros para 11,20 metros a fim de aumentar a capacidade de vazão dos atuais 30 metros cúbicos para 100 metros cúbicos por segundo.

Sobre a Fundação Renova

A Fundação é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar, com autonomia técnica, administrativa e financeira, os programas e ações de reparação e compensação socioeconômica e socioambiental para recuperar, remediar e reparar os impactos gerados a partir do rompimento da Barragem de Fundão, com transparência, legitimidade e senso de urgência.

A Fundação foi estabelecida por meio de um Termo de Transação e Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA