Campanha de vacinação termina nesta sexta-feira (09)

Foto: Divulgação / Sesa

Quem faz parte do grupo prioritário determinado pelo Ministério da Saúde e ainda não se vacinou terá a uma nova chance de tomar a dose da vacina contra a gripe

Quem ainda não se vacinou contra a gripe tem até esta sexta-feira (09) para procurar os postos de saúde e garantir a imunização. Nesta última semana, o Ministério da Saúde estendeu a vacinação a toda população, pois ainda havia um estoque de 10 milhões de doses disponíveis.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe se encerraria no dia 26 de maio, mas, de acordo com os dados do Ministério da Saúde, nenhum grupo prioritário atingiu a meta de vacinação. Desta forma, o governo estendeu as vacinas aos cidadãos que não faziam parte dos grupos prioritários.

Os idosos registram a maior cobertura vacinal (67,1%). Em seguida, estão as puérperas (65,4%) e os trabalhadores de saúde (59,4%). Os grupos que menos se vacinaram são indígenas (37,1%), crianças (44,9%), gestantes (49,2%) e professores (52,4%).

Desde que a campanha iniciou no dia 17 de abril, o Espírito Santo registrou 664.359 (68%) pessoas do público-alvo já vacinadas. A meta do Estado era imunizar 998.615 pessoas. Mas muitas pessoas deixaram para procurar as unidades de saúde nesta última semana antes do anúncio da prorrogação.

Público-alvo

Neste ano, o público-alvo para a vacinação são crianças de 06 meses até menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias); trabalhadores de saúde; pessoas com doenças crônicas, como diabetes tipos I e II em uso de medicamento e hipertensão sistêmica com presença de outras doenças; indígenas; pessoas com 60 anos de idade ou mais; professores; população privada de liberdade; adolescentes e jovens sob medida socioeducativa; funcionários do sistema prisional; gestantes; e puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto).

Os professores passaram a integrar o grupo prioritário de vacinação contra influenza este ano. Estão sendo vacinados aqueles que atuam em sala de aula nas escolas públicas e particulares dos ensinos infantil (incluindo os berçaristas), fundamental, médio e superior. Não estão incluídos no grupo os aposentados ou licenciados, nem outros profissionais da comunidade escolar.

 

Conteúdo Publicitário

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Favor insira seu nome