O levantamento mostrou que a Câmara de Vitória foi a única no país que comseguiu nota 10 entre todos os legislativos no país
Por Josué de Oliveira
A Câmara Municipal de Vitória é a primeira colocada no ranking de transparência no Brasil. É o que apontou uma pesquisa realizada pelo Matinal Jornalismo.
O levantamento foi executado pela primeira turma do MBA em Jornalismo de Dados do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP).
Entre as 26 câmaras municipais das capitais do País apenas a cidade de Vitória foi nota 10 no Serviço de Informação ao Cidadão.
O levantamento considerou dez critérios de avaliação dos sistemas de transparência e controle dos poderes legislativos das capitais brasileiras.
Cada um deles gerou 1 ponto, fazendo com que a nota de cada casa possa variar de 0 a 10. Vale ressaltar que em maio deste ano completa 10 anos desde que a Lei de Acesso à Informação (LAI) começou a vigorar.
“O resultado dessa pesquisa só foi possível graças ao trabalho constante de transparência que vem sendo feito nessa Casa de Leis, quando pude acelerar o que já vinha sendo realizado por outros gestores”, disse o presidente Davi Esmael.
Segundo ele, o primeiro lugar na pesquisa 2022 confirma que o cuidado com a administração pública faz parte do seu mandato.
“Tenho a tranquilidade em afirmar que a transparência nos atos e gastos públicos na Câmara de Vitória fazem parte de um trabalho contínuo”, finalizou.
Veja o ranking e as notas conquistadas:
Vitória: 10
Rio Branco: 9
Porto Alegre: 8
São Paulo: 8
Aracaju: 8
Curitiba: 7
Campo Grande: 7
Cuiabá: 7
Maceió: 7
Recife: 7
Boa Vista:6
Porto Velho:5
Florianópolis:5
Belo Horizonte: 5
Macapá: 4
Goiânia: 4
João Pessoa: 4
Rio de Janeiro: 4
Manaus: 4
Fortaleza:4
Palmas: 4
Belém: 4
São Luís: 3
Salvador: 3
Teresina: 2
Natal: 2