Câmara de Vitória lança aplicativo de fiscalização

Foto: Reprodução

Com o aplicativo, a população poderá informar os problemas da cidade e cobrar os resultados

A Câmara de Vitória lançou um aplicativo, que funciona como um canal de comunicação entre a os servidores da Casa e o cidadão. Por meio do aplicativo Falcão Vix, é possível informar algo que precisa ser melhorado no bairro, como uma calçada que necessita de reparos, uma rua sem iluminação, ou sugerir a mudança de uma lei existente ou uma nova lei.

O aplicativo é uma ferramenta criada pela Câmara com o objetivo de promover maior participação e envolvimento dos cidadãos na tarefa de fiscalizar e cobrar ações que melhorem a cidade. Para usar o Falcão Vix, o usuário dever baixá-lo nas lojas online e cadastrar-se nele.

O aplicativo permite que o cidadão envie, em tempo real, a foto ou o texto com a sugestão de melhoria. Ao encaminhar a imagem, o cidadão pode escolher o vereador para quem você vai encaminhá-la, por meio de um avatar, e depois cobrar o resultado.

Lançado em 2014, o aplicativo está disponível nas plataformas Android e IOS. O acesso é fácil e gratuito. Além disso, o nome é uma referência ao falcão, ave de rapina, que tem uma visão com longo alcance e privilegiada.

Segundo o presidente da Câmara, vereador Vinicius Simões, a proposta do aplicativo é estimular o cidadão a participar dos trabalhos realizados pela Casa. “Somos 15 vereadores, mas não temos condições de estar em todos os lugares. Desta forma, teremos o apoio de 380 mil pessoas (população de Vitória) nos ajudando a fiscalizar a cidade”, afirmou.

Confira o vídeo de apresentação: