24.9 C
Vitória
terça-feira, 25 junho, 2024

Cafeteria, bonde e letreiro farão parte de famoso ponto turístico de Vila Velha

Confirmação dos investimentos ocorreu durante o desfile cívico em comemoração aos 489 anos da cidade, que é a terceira mais antiga do Brasil

Por Kebim Tamanini

Um dos locais mais turísticos de Vila Velha, o Morro do Moreno, terá um funicular, instalação de restaurante, letreiro, estacionamentos e mirantes, entre outras intervenções, com investimentos próximos a R$ 15 milhões. A medida havia sido anunciada em entrevista exclusiva em outubro do ano passado pela Secretária Municipal de Obras e Projetos Estruturantes de Vila Velha, Menara Cavalcante, e concretizada nesta última quinta-feira (23), durante o desfile cívico em celebração aos 489 anos da cidade.

- Continua após a publicidade -

Atualmente, a subida ao morro carece de infraestrutura e iluminação. A medida acontece após a gestão municipal revelar que o Morro do Moreno é mais popular em termos de interações nas redes sociais, como curtidas, comentários e marcações, do que o próprio Convento da Penha. Por esse motivo, a prefeitura vê essas melhorias como um grande projeto da atual gestão para fortalecer ainda mais o turismo na cidade.

“São investimentos que mostram nossa preocupação com o desenvolvimento da nossa cidade. Vamos potencializar o turismo, com o Morro do Moreno tendo mobilidade, acessibilidade, pontos de contemplação”, pontuou o prefeito Arnaldinho Borgo durante o desfile cívico.

 

Quanto à instalação do funicular, o Executivo Municipal afirmou que essa foi a opção de projeto viável em comparação com a criação de um teleférico, que custaria aos cofres públicos mais de R$ 50 milhões. “Nossa inspiração veio do modelo do Corcovado, que é um trenzinho que sobe a montanha. Isso nos permitirá proporcionar acessibilidade, principalmente para cadeirantes e idosos que nunca puderam visitar o Morro do Moreno”, destacou Menara em outubro do ano passado durante uma entrevista.

De acordo com o vídeo que mostra o projeto da obra, haverá quatro mirantes que darão aos visitantes a oportunidade de fazer registros paradisíacos com vista para Vila Velha e também Vitória. Além disso, os frequentadores terão à disposição um espaço para informações turísticas. 

Por fim, será construída uma cafeteria acompanhada de banheiros. Ainda em relação à cafeteria, a ideia inicial da gestão municipal era um restaurante. Contudo, as exigências ambientais necessárias tornaram a instalação inviável.

Letreiro?

No projeto, está prevista a instalação de um letreiro, no estilo de Hollywood, escrito “Vila Velha”. Esse elemento ficará localizado na entrada da subida da ponte, no lado esquerdo, recebendo aqueles que chegam à Vila Velha pela Terceira Ponte.

A prática de rapel continuará a ser permitida, e com a instalação do funicular, o acesso será facilitado para aqueles que desejam praticar essa atividade esportiva.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 221

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA