28.3 C
Vitória
domingo, 29 março, 2020

É bicampeão! Café capixaba conquista prêmio

Leia Também

PRF recebe doações de alimentos e kits de higiene para caminhoneiros

A ideia da campanha Siga em Frente, Caminhoneiro é minimizar os efeitos da situação causada pelo novo coronavírus e possibilitar condições de trabalho.

Com famílias em isolamento, saiba como evitar acidentes domésticos

Em situação de isolamento, aumentam as chances de acidentes domésticos ocorrerem, principalmente com crianças e idosos, em ambiente físicos.

Estado anuncia apoio de R$ 300 milhões para manutenção de empregos

Medidas contemplam abertura de linhas de crédito e prorrogação de taxas estaduais por 90 dias como ICMS do Simples Nacional.

Chega a 111 mortos e quase 4 mil casos de covid-19 no Brasil

Balanço deste sábado (28) acrescentou 22 mortes e 487 casos confirmados ao total anterior. Governo vai proibir entrada de estrangeiros no país durante 30...

Pela segunda vez consecutiva, o café conilon de Muqui foi o vencedor do concurso Coffee of the Year 2019 realizado em Belo Horizonte, Minas Gerais

O café conilon do Espírito Santo foi eleito o melhor do Brasil mais uma vez. Isso porque o cafeicultor do município de Muqui recebeu a premiação máxima representando a esposa, Neuza de Souza, ganhadora na categoria canéfora (conilon).

O Estado foi bem representado nas categorias do concurso Coffee of the Year 2019, durante o encerramento da Semana Internacional do Café (SIC), realizada em Belo Horizonte, em Minas Gerais.

O segundo lugar na categoria arábica foi recebida pelo produtor Leidiomar Meneguetti, do Sítio Rancho Dantas, de Brejetuba. Além dele, o terceiro lugar na categoria canéfora também ficou com um capixaba.

Das 25 mostras finalistas, quatro ficaram entre os dez primeiros colocados, reforçando a qualidade do café produzido no Espírito Santo.

Confira o vídeo com o depoimento do ganhador do prêmio: 

Em seu discurso, o governador Renato Casagrande parabenizou os ganhadores e destacou a qualidade das amostras apresentadas.

“O café capixaba tem se destacado pela qualidade e isso reflete nos resultados conquistados. Todos os dez capixabas finalistas ficaram entre os dez primeiros de suas categorias. Levamos o primeiro e terceiro lugares no conilon e o segundo no arábica. Isso demonstra como o Espírito  Santo,  de forma integrada entre o Governo do Estado, órgãos e instituições de pesquisa e os produtores, está trabalhando para que tenhamos cada dia um café com maior qualidade, agregando valor ao produto”, afirmou Casagrande.

O diretor-presidente do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Antônio Carlos Machado, reforçou a importância do concurso.“É um orgulho de toda a cadeia produtiva que trabalhou pra chegar nesse nível. O prêmio é excelente, mas a maior premiação nós já ganhamos: o reconhecimento que o Espírito Santo tem no Brasil e no mundo. Que possamos coroar todo o trabalho do Incaper, dos parceiros e dos produtores com muitos prêmios”, disse.

Já o secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Paulo Foletto, ressaltou o trabalho importante do Incaper quanto a qualidade e sustentabilidade. “Nossos agricultores são novamente vencedores, graças ao café diferenciado que produzem. Hoje, a preocupação é agregar valor ao produto. Isso oferece retorno e impulsiona o café capixaba. Independentemente de qual seja a origem, o fato é que o Espírito Santo produz um café de excelência e se apresenta para o Brasil e para o mundo como um café diferenciado”, avaliou.

o agricultor Luis Claudio de Souza e o produtor Leidiomar Meneguetti foram os finalistas das amostras de café capixaba. – Foto: Divulgação / Secom-ES

Torneio de Café

Os três primeiros lugares na categoria conilon do 5º Torneio de Café Fair Trade do Brasil, uma certificação internacional de qualidade, também foi dos capixabas.

Luiz Claudio de Souza, produtor de café conilon em Muqui, foi o primeiro colocado. Aliciana de Castro Mauri, de Jerônimo Monteiro, e Daiana Souza Carrari, de Muqui, ambas do “Pó de Mulheres”, ficaram na segunda e terceira colocações, respectivamente.

Leia Também:

 

Publicidade

ES Brasil Digital

ES Brasil 174
Continua após publicidade

Fique por dentro

Consumo de internet aumenta 25% durante isolamento social

Por conta do isolamento social, o consumo de internet aumentou consideravelmente durante o mês de março no mundo inteiro, inclusive no Brasil e no Espírito Santo.

Governo anuncia medidas econômicas contra impactos da covid-19

Nesta sexta-feira (27), o presidente da República e representantes das proincipais instituições financeiras do país anunciaram linha de crédito emergencial.

PIB capixaba fica estável no último trimestre de 2019

Comércio foi o que puxou o PIB no quarto trimestre de 2019, setores de informática e veículos tiverm maior alta. Indústria apresentou retração.

Inflação oficial registra taxa de 0,02% na prévia de março

Índice que mede a prévia da inflação oficial, ficou em 0,02% em março deste ano. Este é o menor resultado para o IPCA-15 desde o início de 1994.

Vida Capixaba

Festival promove apresentações de artistas nas mídias sociais

O Festival Fico em Casa, uma ideia que permite ao internauta a contemplar apresentações de nomes do rock, indie, samba, funk, MPB e muito mais.

Saiba como fica o tempo neste fim de semana!

De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o fim de semana será de tempo bom no Espírito Santo.

Xô, coronavírus: “Dia de Cantoria” vai levar música para quarentena

O Dia de Cantoria é um projeto de musicalização infantil nas mídias sociais. É uma iniciativa idealizada por 4 amigos com experiência em musicalização

Cursos online gratuitos durante o isolamento social. Veja!

A Universidade Vila Velha (UVV) preparou dez cursos rápidos, online e gratuitos, para auxiliar o aprendizado de quem quer se manter qualificado
Continua após publicidade