23.1 C
Vitória
quarta-feira, 5 agosto, 2020

É bicampeão! Café capixaba conquista prêmio

Leia Também

Faturamento da indústria cresce 9,3% em junho, diz CNI

De acordo com os Indicadores Industriais divulgados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta quarta-feira, 5, o faturamento das fábricas brasileiras cresceu pelo segundo...

Grande explosão causa pânico em Beirute

O ministro da Saúde do Líbano, Hamad Hasssan, disse que mais de 25 pessoas morreram e mais de 2,5 mil ficaram feridas

PIB contraiu 11,2% no 2º trimestre de 2020

Em relação ao segundo trimestre de 2019, a queda na atividade econômica apontada pelo IAE foi de 11,7%

Pela segunda vez consecutiva, o café conilon de Muqui foi o vencedor do concurso Coffee of the Year 2019 realizado em Belo Horizonte, Minas Gerais

O café conilon do Espírito Santo foi eleito o melhor do Brasil mais uma vez. Isso porque o cafeicultor do município de Muqui recebeu a premiação máxima representando a esposa, Neuza de Souza, ganhadora na categoria canéfora (conilon).

O Estado foi bem representado nas categorias do concurso Coffee of the Year 2019, durante o encerramento da Semana Internacional do Café (SIC), realizada em Belo Horizonte, em Minas Gerais.

O segundo lugar na categoria arábica foi recebida pelo produtor Leidiomar Meneguetti, do Sítio Rancho Dantas, de Brejetuba. Além dele, o terceiro lugar na categoria canéfora também ficou com um capixaba.

Das 25 mostras finalistas, quatro ficaram entre os dez primeiros colocados, reforçando a qualidade do café produzido no Espírito Santo.

Confira o vídeo com o depoimento do ganhador do prêmio: 

Em seu discurso, o governador Renato Casagrande parabenizou os ganhadores e destacou a qualidade das amostras apresentadas.

“O café capixaba tem se destacado pela qualidade e isso reflete nos resultados conquistados. Todos os dez capixabas finalistas ficaram entre os dez primeiros de suas categorias. Levamos o primeiro e terceiro lugares no conilon e o segundo no arábica. Isso demonstra como o Espírito  Santo,  de forma integrada entre o Governo do Estado, órgãos e instituições de pesquisa e os produtores, está trabalhando para que tenhamos cada dia um café com maior qualidade, agregando valor ao produto”, afirmou Casagrande.

O diretor-presidente do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Antônio Carlos Machado, reforçou a importância do concurso.“É um orgulho de toda a cadeia produtiva que trabalhou pra chegar nesse nível. O prêmio é excelente, mas a maior premiação nós já ganhamos: o reconhecimento que o Espírito Santo tem no Brasil e no mundo. Que possamos coroar todo o trabalho do Incaper, dos parceiros e dos produtores com muitos prêmios”, disse.

Já o secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Paulo Foletto, ressaltou o trabalho importante do Incaper quanto a qualidade e sustentabilidade. “Nossos agricultores são novamente vencedores, graças ao café diferenciado que produzem. Hoje, a preocupação é agregar valor ao produto. Isso oferece retorno e impulsiona o café capixaba. Independentemente de qual seja a origem, o fato é que o Espírito Santo produz um café de excelência e se apresenta para o Brasil e para o mundo como um café diferenciado”, avaliou.

o agricultor Luis Claudio de Souza e o produtor Leidiomar Meneguetti foram os finalistas das amostras de café capixaba. – Foto: Divulgação / Secom-ES

Torneio de Café

Os três primeiros lugares na categoria conilon do 5º Torneio de Café Fair Trade do Brasil, uma certificação internacional de qualidade, também foi dos capixabas.

Luiz Claudio de Souza, produtor de café conilon em Muqui, foi o primeiro colocado. Aliciana de Castro Mauri, de Jerônimo Monteiro, e Daiana Souza Carrari, de Muqui, ambas do “Pó de Mulheres”, ficaram na segunda e terceira colocações, respectivamente.

Leia Também:

 

Continua após a publicidade

ES Brasil Digital

Continua após publicidade

Fique por dentro

Iluminação de Vila Velha: confira resultado do leilão

O parque de iluminação pública de Vila Velha (ES) será ampliado e modernizado pelo Consórcio SRE – IP Vila Velha, pelos próximos 20 anos.

Auxílio emergencial elevou em 24% renda pré-pandemia, mostra pesquisa

Segundo estudo, dado destaca a pobreza e a desigualdade do país. Saiba mais! As pessoas que recebem o auxílio emergencial, pago pelo governo federal durante...

Top 5 da sobrevivência

Disruptura. Definitivamente essa é palavra de ordem no universo da gestão. Após três meses convivendo com as bruscas mudanças nos processos de trabalho provocadas pela pandemia, proprietários dos setores da indústria e do comércio ainda não são capazes de mensurar o tamanho do estrago final que o novo coronavírus vai deixar

Empresa que vai gerir Parque de iluminação de Vila Velha será conhecida na próxima semana

O leilão que definirá a empresa que vai gerir o serviço nos próximos 20 anos será conhecida na próxima segunda-feira (03), na B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), na Bolsa de Valores, em São Paulo.

Vida Capixaba

Programação cheia no Drive-In de Jardim Camburi

Show de rock e apresentação de circo são algumas das atrações que prometem animar a programação neste fim de semana no Drive-In Por Leticia Vieira  Promessa...

Formemus 2020: programação 100% on-line

Conferência que promove debates sobre o segmento musical no Espírito Santo, no Brasil e no mundo, está confirmada para acontecer entre os dias 7...

Golpe pelo WhatsApp: saiba como evitar!

Várias pessoas estão sendo vítimas de golpistas que tem clonado números de WhatsApp de pessoas e mandando mensagens pedindo dinheiro.

Horário de pico muda em Vitória

Em Vitória, por conta da pandemia do novo coronavírus, houve uma redução considerável no fluxo de veículos que passam pelas ruas e avenidas da capital.
Continua após publicidade