25.5 C
Vitória
quinta-feira, 25 abril, 2024

Cadastro biométrico começa nesta segunda (26), em Vila Velha

Vitória foi o primeiro município a passar pelo procedimento. A expectativa do TRE é de que cerca de 260 mil eleitores de Vila Velha se cadastrem

Começa nesta segunda-feira (26), o recadastramento biométrico no município de Vila Velha. O posto de atendimento do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) será inaugurado na praça de alimentação do Boulevard Shopping Vila Velha, em Itaparica e estará disponível até janeiro de 2018. O atendimento será realizado de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h30, e no sábado, das 11h às 18h30.

A expectativa do TRE é de que cerca de 260 mil eleitores passem pelo procedimento. Caso não haja o comparecimento do eleitor, o título poderá ser cancelado. Além disso, quem não fizer o cadastro será impedido de obter passaporte, de participar de licitações, de tomar posse em cargos públicos e de se matricular em instituições públicas de ensino.

- Continua após a publicidade -

A iniciativa visa atender com maior agilidade o eleitor que ainda não compareceu aos cartórios eleitorais para fazer o cadastramento biométrico. O tribunal estima que 15% do eleitorado já fez o cadastramento biométrico, que consiste na coleta de dados biométricos (digitais das mãos), fotografia e assinatura digital.

Documentos necessários

Para fazer o cadastramento, o eleitor deve levar ao posto de atendimento um documento oficial de identificação e comprovante de residência. Não são aceitos a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) como documento de identificação para a operação de alistamento (primeiro título) e o novo modelo de passaporte para qualquer operação eleitoral, por não conterem dados referentes à nacionalidade/naturalidade ou à filiação.

O cadastramento é obrigatório para todos os eleitores entre 18 e 70 anos. Os eleitores que têm o voto facultado (analfabetos, jovens com 16 e 17 anos e cidadãos com mais de 70 anos) e que possuem interesse em participar do processo eleitoral também deverão fazer o cadastro biométrico.

Biometria no Espírito Santo

Entre 2017/2018, cinco municípios deverão passar pelo processo revisional, com a coleta de dados biométricos, no Estado:

– Anchieta, com 23.310 eleitores;
– Ibatiba, com 18.090 eleitores;
– Presidente Kennedy, com 12.251 eleitores;
– São José do Calçado, com 9.308 eleitores;
– Vila Velha, com 265.600 eleitores, que representam 84% do eleitorado do município, haja vista 16% já haver sido objeto de cadastramento pela coleta de dados biométricos, ordinariamente.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA